Movimento do comércio para o Dia das Mães sofrerá efeitos da crise
28 de abr de 2016 | Escrito por ACP
Números da pesquisa ACP/ Datacenso indicam provável queda de 15% nas vendas
Com elevados índices de preocupação com o desemprego, segurança e saúde, a maioria absoluta (62%) de consumidores curitibanos entrevistados pela pesquisa ACP/Datacenso sobre a perspectiva de vendas motivadas pelo Dia das Mães, segunda melhor data anual para o varejo, manifestou grave apreensão com a extensão da crise econômica e, ao lado de percentuais iguais (19%) de esperançosos e desanimados, deverá contribuir para a esperada debilidade do movimento do comércio no período.
O levantamento realizado entre os dias 25 e 27 de abril com 200 comerciantes e 200 consumidores (40% homens e 60% mulheres) indicou para esse ano a queda nominal de 6% no movimento de vendas em relação ao desempenho do mesmo período do ano passado. Corrigida pela taxa de inflação acumulada nos últimos 12 meses (9,38%), a queda real chegará a 15%.
Em 2015 a queda nominal nas vendas para o Dia das Mães foi igualmente de 6% em comparação com o mesmo período do ano anterior (2014).
Roupas (45%), perfumes (19%), chocolates/flores (7%), calçados (6%) e cosméticos (5%) foram os itens mais citados pelos consumidores dispostos a gastar até R$ 128,00 na compra de presentes para as mães.
No ano passado o gasto individual foi de R$ 136,00, indicando na pesquisa atual a retração de 6% (15% corrigida pela inflação) por consumidor, cuja preferência (68%) será o pagamento parcelado com cartão de crédito.
A pesquisa ouviu consumidores de ambos os sexos com idades variando entre 18 e 65 anos, sendo as faixas predominantes as de 18 a 25 anos (37%) e 26 a 35 anos (35%). Em termos de renda familiar mensal, 62% dos entrevistados percebem entre R$ 1.760,01 e R$ 4.400,00.
Os comerciantes classificados em micro (65%), pequenos (33%) e médios (2%), nos questionários respondidos por sócios-proprietários (23%) e/ou gerentes, supervisores e responsáveis (77%), citaram a realização de promoções especiais como descontos para compras à vista, distribuição e sorteio de brindes, com apoio também em campanhas de publicidade.
O presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antonio Miguel Espolador Neto, lembrou que a entidade lançou uma campanha de incentivo às compras relativas ao Dia das Mães, com o sorteio de dez caminhões de prêmios entre consumidores que gastarem o mínimo de R$ 50,00 nos estabelecimentos comerciais credenciados.
Segundo o presidente da ACP, a campanha deverá se encerrar no próximo dia 8 de maio, ocorrendo o sorteio dos ganhadores no dia 13 seguinte em evento na sede da entidade.
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