ACP | Associação Comercial do Paraná

Mudança de hábitos de vida é o foco da campanha “Outubro Rosa” da ACP

A mudança do estilo de vida, como hábitos alimentares e prática de atividades físicas, entre outras pequenas ações do dia a dia é o mote da campanha do “Outubro Rosa”, realizado pela Associação Comercial do Paraná em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba neste ano. A coordenadora do Conselho da Mulher Empresária da ACP, Maria Cristina Coutinho lembra que “segundo estudos científicos, é possível reduzir em 28% a possibilidade de desenvolver o câncer de mama, com a inserção de um modo de vida mais saudável, seja pela alimentação, exercícios físicos ou eliminar hábitos nocivos como fumo, consumo de álcool e drogas”.

A ACP criou uma programação para conscientizar a população, como já é tradicional, em frente ao prédio na Rua XV de Novembro, no dia 1º de outubro, a partir das 10 horas. Autoridades estaduais e municipais, representantes das secretarias de Saúde e Educação, diretoria da ACP e convidados farão a abertura do evento. Colaboradores distribuirão durante o dia, panfletos informativos sobre o “Outubro Rosa” (exames, sugestões de práticas de bem-estar, dados estatísticos sobre a doença e prevenção). Das 13 horas às 18 horas, as academias PHD e Move Dance realizarão atividades físicas e apresentações de dança em um palco para o púbico, a academia Cena Hum tem prevista uma apresentação de dança flamenca e o encerramento fica a cargo do coral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

As 34 integrantes do CME participam ativamente da distribuição de material informativo nas ruas de Curitiba, a fim de envolver a população no “Outubro Rosa”. Maria Cristina relembra que numa dessas ações, uma mulher a agradeceu pelo folheto recebido. “Esse folder me salvou”, disse uma mulher que havia recebido o papel, guardou em sua bolsa e com as dicas de autoexame percebeu que precisava fazer uma consulta médica. Nisso, ela detectou um nódulo na mama, ainda na fase inicial. “Receber o agradecimento dela, dizendo ter uma vida salva nos faz perceber o quanto esse trabalho é relevante” – completou.

Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o câncer responsável pelo maior número de mortes entre mulheres, principalmente com mais de 50 anos.

Melhoras para estilo de vida:

. Evitar ou reduzir consumo de álcool, cigarro e outras drogas;

. Controle de peso corporal

. Prática de atividades físicas;

. Mamografia anual com orientação médica;

. Investigação de histórico familiar

 

Mudança de hábitos de vida é o foco da campanha “Outubro Rosa” da ACP