ACP | Associação Comercial do Paraná

Mutirão contra a pichação movimenta Rua das Flores

O mutirão contra a pichação mobilizou várias pessoas que compareceram à Rua XV de Novembro neste domingo (29), dia em que Curitiba completa 322 anos. Durante a manhã, participaram cerca de 200 voluntários, entre eles os integrantes da Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB), jovens do Junior Chamber International (JCI),  Grupo de Escoteiros de Curitiba e o prefeito Gustavo Fruet, que também deu a sua contribuição. “Este ato representa nosso sentimento de amor e de pertencimento à cidade de Curitiba”, disse Fruet.

A ação não ficou restrita à Boca Maldita. Próximo dali, na Rua Barão do Rio Branco, o Hotel Barão também foi despichado com auxílio de alpinistas voluntários integrantes da ACGB. “Por meio de atitudes voluntárias, procuramos engajar toda a população em busca de uma cidade melhor”, disse o vice-presidente da ACP e coordenador do Conselho do Comércio Vivo, Camilo Turmina.

A campanha “Pichação é crime. Denuncie” foi idealizada pela ACP em 2012 e desde então tem obtido, junto à Prefeitura de Curitiba, através da Guarda Municipal, resultados positivos. Desde o início deste ano, a população de Curitiba fez 306 denúncias relacionadas a crimes de pichação. A Guarda Municipal realizou 57 flagrantes, sendo 35 adultos presos e 22 adolescentes apreendidos. Em 2014, foram registradas 1.474 denúncias que possibilitaram 246 flagrantes de pichação. As denúncias devem ser feitas através do telefone 153.