Novas tendências do varejo são tema de palestra na ACP
15 de maio de 2019 | Escrito por ACP
As novas tendências para o varejo para pequenas e médias empresas foram apresentadas no dia 15/05 durante o Fórum de Varejo – Inovação e Tendências Para Pequenas e Médias Empresas, promovido pela ULC – Universidade Livre do Comércio e pela Escola de Comércio ACP, na Associação Comercial do Paraná. Os palestrantes Wagner Santos, consultor do grupo GS&MD e Ticiana Pereira, Business Partner da StartSE abordaram as mudanças pelas quais o varejo está passando e quais as opções para que os pequenos e médios comerciantes possam se atualizar para enfrentar estas mudanças. O presidente da ACP, Gláucio Geara, fez a saudação aos palestrantes.
Wagner Santos destacou que hoje se vive uma crise de comunicação e isto afeta os negócios. “As pessoas só querem ouvir e ter relações com quem pensa igual a elas. Estar aberto a ideias novas e novidades do mercado é que fazem com que os negócios prosperem”, disse ele. “Tem algumas coisas que fogem da gerência tradicional de um negócio. É preciso parar de reclamar e ter uma ação positiva. Isto faz toda a diferença”, comentou o consultor. Wagner Santos diz que uma pergunta que ouve com frequência, diante da revolução digital e do crescimento do e-commerce, é se as lojas físicas vão acabar? Ele responde prontamente que não, mas que cada vez mais será preciso mesclar a experiência digital, como redes sociais, aplicativos, etc. com o varejo tradicional de uma loja física. Outra tendência do mercado que todos devem estar atentos é que a empresa tenha um propósito. “Cada vez mais o cliente quer saber se a empresa apoia alguma causa social, por exemplo. Muitas vezes ele até aceita a pagar mais caro por um produto se ele se identificar com o propósito da empresa”, explicou ele.
Em seguida foi a vez de Ticiana Pereira apresentar cases de sucesso nesta tendência do novo varejo. Ela destacou que antes de tudo o comerciante precisa ter o cliente como centro das atenções. “Os pequenos comerciantes precisam estar nas redes sociais e observando constantemente a movimentação dos clientes por lá. O cliente precisa estar satisfeito sempre”, destacou ela. Ticiana disse que os comerciantes devem procurar para inovar seus negócios com ferramentas como founders, aceleradoras, incubadoras, cursos e meetups. “Se você quer estar integrado às novas tendências de mercado, estas ferramentas têm que estar à disposição para uso frequente”, opinou a palestrante.
Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.