ACP | Associação Comercial do Paraná

Novas tendências do varejo são tema de palestra na ACP

As novas tendências para o varejo para pequenas e médias empresas foram apresentadas no dia 15/05 durante o Fórum de Varejo – Inovação e Tendências Para Pequenas e Médias Empresas, promovido pela ULC – Universidade Livre do Comércio e pela Escola de Comércio ACP, na Associação Comercial do Paraná.  Os palestrantes Wagner Santos, consultor do grupo GS&MD e Ticiana Pereira, Business Partner da StartSE abordaram as mudanças pelas quais o varejo está passando e quais as opções para que os pequenos e médios comerciantes possam se atualizar para enfrentar estas mudanças. O presidente da ACP, Gláucio Geara, fez a saudação aos palestrantes.

Wagner Santos destacou que hoje se vive uma crise de comunicação e isto afeta os negócios. “As pessoas só querem ouvir e ter relações com quem pensa igual a elas. Estar aberto a ideias novas e novidades do mercado é que fazem com que os negócios prosperem”, disse ele. “Tem algumas coisas que fogem da gerência tradicional de um negócio. É preciso parar de reclamar e ter uma ação positiva. Isto faz toda a diferença”, comentou o consultor. Wagner Santos diz que uma pergunta que ouve com frequência, diante da revolução digital e do crescimento do e-commerce, é se as lojas físicas vão acabar? Ele responde prontamente que não, mas que cada vez mais será preciso mesclar a experiência digital, como redes sociais, aplicativos, etc. com o varejo tradicional de uma loja física. Outra tendência do mercado que todos devem estar atentos é que a empresa tenha um propósito. “Cada vez mais o cliente quer saber se a empresa apoia alguma causa social, por exemplo. Muitas vezes ele até aceita a pagar mais caro por um produto se ele se identificar com o propósito da empresa”, explicou ele.

Em seguida foi a vez de Ticiana Pereira apresentar cases de sucesso nesta tendência do novo varejo. Ela destacou que antes de tudo o comerciante precisa ter o cliente como centro das atenções. “Os pequenos comerciantes precisam estar nas redes sociais e observando constantemente a movimentação dos clientes por lá. O cliente precisa estar satisfeito sempre”, destacou ela. Ticiana disse que os comerciantes devem procurar para inovar seus negócios com ferramentas como founders, aceleradoras, incubadoras, cursos e meetups. “Se você quer estar integrado às novas tendências de mercado, estas ferramentas têm que estar à disposição para uso frequente”, opinou a palestrante.

Novas tendências do varejo são tema de palestra na ACP
Novas tendências do varejo são tema de palestra na ACP
Novas tendências do varejo são tema de palestra na ACP
Novas tendências do varejo são tema de palestra na ACP
Novas tendências do varejo são tema de palestra na ACP
Novas tendências do varejo são tema de palestra na ACP
Novas tendências do varejo são tema de palestra na ACP
Novas tendências do varejo são tema de palestra na ACP
Novas tendências do varejo são tema de palestra na ACP
Novas tendências do varejo são tema de palestra na ACP
Novas tendências do varejo são tema de palestra na ACP
Novas tendências do varejo são tema de palestra na ACP
Novas tendências do varejo são tema de palestra na ACP
Novas tendências do varejo são tema de palestra na ACP
Novas tendências do varejo são tema de palestra na ACP
Novas tendências do varejo são tema de palestra na ACP
Novas tendências do varejo são tema de palestra na ACP
Novas tendências do varejo são tema de palestra na ACP
Novas tendências do varejo são tema de palestra na ACP
Novas tendências do varejo são tema de palestra na ACP
Novas tendências do varejo são tema de palestra na ACP
Novas tendências do varejo são tema de palestra na ACP
Novas tendências do varejo são tema de palestra na ACP
Novas tendências do varejo são tema de palestra na ACP
Novas tendências do varejo são tema de palestra na ACP
Novas tendências do varejo são tema de palestra na ACP
Novas tendências do varejo são tema de palestra na ACP
Novas tendências do varejo são tema de palestra na ACP