Pagamento de dívidas dos consumidores encerra o ano com queda de 3,0%, pior resultado desde 2006
15 de jan de 2015 | Escrito por ACP
Na análise mensal, o indicador de recuperação de crédito caiu 5,9%
O indicador de recuperação de crédito do consumidor – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplência – apontou queda de 3,0% no acumulado de 2014, em comparação ao mesmo período de 2013, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Os números foram divulgados pela Associação Comercial do Paraná (ACP).
Esse resultado de 2014 foi o pior registrado na série histórica, desde dezembro de 2006, na análise do acumulado de cada ano. Em 2013, o pagamento de dívidas dos consumidores já vinha apresentado enfraquecimento, mais ainda fechou com alta de 3,4%.
Na análise mensal (dez/14 contra nov/14), houve queda de 5,9%, descontados os efeitos sazonais. E na análise interanual (dez/14 contra dez/13) o recuo foi de 1,9%.
A expectativa de queda do indicador de recuperação de crédito, anunciada já no fim de 2013 pela Boa Vista SCPC, acabou se confirmando. Os fatores preponderantes para esse desempenho são o aperto no ritmo de crescimento da concessão de crédito e a estabilidade da inadimplência ao longo do ano.
Regiões
Na comparação dos dados acumulados em 2014, foram observadas quedas, com exceção das regiões Centro-Oeste e Sul, que apresentaram altas 3,0% e 2,3%, respectivamente. A queda mais expressiva ocorreu no Sudeste (-5,1%), seguida da região Norte (-3,3%), e do Nordeste (- 3,0%).
Varejo
O indicador que considera a recuperação de crédito no setor varejista registrou queda de 4,5% na comparação mensal (dez/14 contra dez/13) dos dados dessazonalizados, puxada preponderantemente pela região Sudeste, que apresentou recuo de 8,7%. Para as demais regiões, ficou a seguinte configuração: Norte (5,2%), Sul (3,1%), Nordeste (2,1%), e Centro-Oeste (-5,8%).
Metodologia
O indicador de recuperação de crédito do consumidor é elaborado a partir da quantidade de exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas informados anteriormente à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.
A série histórica do indicador está disponível em: http://www.boavistaservicos.com.br/economia/recuperacao-de-credito/
Sobre a Boa Vista SCPC
A Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) é uma empresa que oferece as melhores soluções para a tomada de decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, a serviço de empresas e consumidores. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas, e registra mais de 42 milhões de transações de negócios por dia.
A empresa coloca à disposição dos brasileiros serviços que os ajudam a cuidar bem do nome, a prevenir-se contra fraudes e usar o crédito de forma sustentável. É a única empresa que oferece ao consumidor a consulta gratuita pela Internet (site www.consumidorpositivo.com.br) de seus débitos ou pendências financeiras registrados no banco de dados. Também atua no mercado de segurança eletrônica de transações e identificação, provendo serviços de certificação digital.
Está presente em todo o Brasil por meio de escritórios regionais, distribuidores, representantes e parcerias com mais de 2,2 mil entidades de classe. Inovadora e controlada por brasileiros, a Boa Vista SCPC opera o Cadastro Positivo no País e investe continuamente em tecnologia de ponta para atender à sua crescente carteira de clientes em todo o território nacional.
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