ACP | Associação Comercial do Paraná

Paraná ganha plataforma de negócios e comércio exterior

Em evento prestigiado pelo governador Beto Richa, em parceria com ACP por meio do Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais (Concex – RI), a MegaMídia Group lançou, nesta terça-feira (22), na sede da entidade, a plataforma multimídia Paraná Trade – portal que visa proporcionar maior troca de informações e visibilidade para empresários do Estado e seus negócios, além de incentivar o transações comerciais com o exterior.

O presidente da ACP, Edson José Ramon, destacou que “o projeto, criteriosamente dimensionado para servir como uma das mais completas fontes nacionais de apoio aos exportadores e importadores, já nasceu grande e está destinado a prestar um extraordinário serviço”. Durante seu discurso, Ramon agradeceu a presença de Richa destacando os marcos da sua gestão. “Basta considerar o extraordinário avanço registrado em seu governo, qual seja a atração de R$ 26 bilhões em investimentos para a maioria das cadeias produtivas do Estado”, revelou.

A plataforma Paraná Trade será composta de meios complementares de comunicação e informação tais como portal mobile, newsletter semanal, revista bimensal, canal de TV, summit e prêmio destaque. O projeto foi dimensionado para servir como uma das mais completas fontes nacionais de apoio aos exportadores e importadores.

Para o coordenador do Concex-RI, Carlos Eduardo Guimarães, este é um serviço prestado ao Paraná com o objetivo de gerar expansão para empresas locais e oferecer oportunidades para aquelas que vêm de fora, em busca de novos negócios. “Este é um grande exemplo de como a ACP vem batalhando para construir um futuro mais próspero”, afirmou.

Desenvolvimento econômico

O governador do Paraná, Beto Richa, recordou as prósperas parcerias realizadas entre a ACP e demais entidades, ressaltando que a Paraná Trade certamente será mais uma delas. “É um grande prazer apoiar uma plataforma de negócios como essa, pois este é mais um canal que contribuirá para o desenvolvimento econômico e industrial do Estado. Estou certo de que iremos colher bons frutos”, conclui o governador.

Na ocasião, o governador afirmou que o portal representa tecnologia de informação, sendo uma ferramenta de trabalho de fundamental importância no sentido de estimular negócios de importação e exportação em todo o país. Lembrou que só neste ano, os portos de Paranaguá e Antonina movimentaram 35 milhões de toneladas, registrando uma alta de 17% sobre os volumes registrados no mesmo período do ano passado.

O governador destacou que o canal irá favorecer ainda mais o desenvolvimento do Paraná, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está hoje entre os maiores PIB’s nacionais, mencionando que este número deve-se a vários fatores como o programa Paraná Competitivo, que emplacou 150 mil novos empregos, elevando o índice de carteiras assinadas. Atualmente o Paraná se destaca nos setores da produção agrícola e no pólo automobilístico brasileiro.

Richa finalizou agradecendo o convite da ACP, ressaltando a importância do empreendedorismo e da expansão das Parcerias Público Privadas, frisando que os  investimentos feitos durante sua gestão, especialmente nos setores de  saneamento, energia elétrica e rodovias, visam melhorar a  evolução humana, representando também a força e a seriedade na gestão pública.

Estiveram presentes na cerimônia de lançamento, além de empresários convidados, o superintendente do Terminal de Containers de Paranaguá, Juarez Moraes e Silva, o superintendente da Infraero, Antônio Pallu, o representante do secretário de estado Ricardo Barros, Horácio Monsteschio, o deputado estadual Reinhold Stephannes Júnior, a vereadora Carla Pimentel, o presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho,  o presidente da Junta Comercial do Paraná, Ardisson Akel e o presidente do Pró-Paraná, Jonel Chede.