ACP | Associação Comercial do Paraná

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,14% no 1º semestre de 2015, pior resultado desde 2009, segundo Boa Vista SCPC

No mês de junho, percentual foi de 1,98%

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,14% no 1º semestre de 2015, registrando o pior resultado semestral em seis anos, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) divulgados pela Associação Comercial do Paraná.

No acumulado do 1º semestre de 2015, os cheques devolvidos recuaram 5,3% em relação ao mesmo período de 2014. Na mesma base de comparação, os cheques movimentados diminuíram 10,0%. Separando os cheques devolvidos de pessoas físicas e jurídicas, observamos que a devolução foi 7,4% menor para as pessoas físicas e 0,2% maior para as pessoas jurídicas.

O percentual de cheques devolvidos sobre os movimentados recuou em junho de 2015, ficando em 1,98% ante o resultado de 2,24% de maio de 2015. Em contrapartida, o indicador foi maior na comparação com junho do ano anterior, quando havia registrado 1,85%.

Os cheques devolvidos recuaram 1,0% na comparação mensal, enquanto os cheques movimentados subiram 12,0%, o que contribuiu para a queda do percentual no período.
________________________________________
Desde maio de 2012 a Boa Vista SCPC passou a utilizar como base para o cálculo da proporção de cheques devolvidos o total de cheques movimentados e não mais o total de cheques compensados. Consideramos o total de cheques movimentados a soma do total dos cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) com o total dos cheques compensados em um determinado período.

Sobre a Boa Vista SCPC
A Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) é uma empresa que oferece as melhores soluções para a tomada de decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, a serviço de empresas e consumidores. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas, e registra mais de 42 milhões de transações de negócios por dia.
A empresa coloca à disposição dos brasileiros serviços que os ajudam a cuidar bem do seu nome, a prevenir-se contra fraudes e usar o crédito de forma sustentável. É a única empresa que oferece ao consumidor a consulta gratuita pela Internet (site www.consumidorpositivo.com.br) de seus débitos registrados no banco de dados. Também atua no mercado de segurança eletrônica de transações e identificação, provendo serviços de certificação digital.

Está presente em todo o Brasil por meio de escritórios regionais, distribuidores, representantes e parcerias com mais de 2,2 mil entidades de classe. Inovadora e controlada por brasileiros, a Boa Vista SCPC também opera o Cadastro Positivo no País e investe continuamente em tecnologia de ponta para atender à sua crescente carteira de clientes em todo o território nacional.
Boa Vista SCPC: consumidores e empresas do mesmo lado.
www.boavistaservicos.com.br