Percentual de cheques devolvidos permanece em 1,92% em janeiro, segundo Boa Vista SCPC

Cálculo é realizado sobre o total de cheques movimentados

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados foi de 1,92% em janeiro 2018, registrando redução em relação ao ano anterior (-0,15 pontos percentuais), de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC divulgados pela Associação Comercial do Paraná (ACP).

Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados permaneceu estável em relação a dezembro, associado ao crescimento compensatório entre os cheques movimentados (0,7%) e devolvidos (0,8%) em janeiro.

Desde maio de 2012 a Boa Vista SCPC passou a utilizar como base para o cálculo da proporção de cheques devolvidos o total de cheques movimentados e não mais o total de cheques compensados. Considera-se o total de cheques movimentados a soma do total dos cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) com o total dos cheques compensados em um determinado período. 

Metodologia

O Indicador de Cheques Devolvidos da Boa Vista SCPC é a proporção de cheques devolvidos (2ª devolução por insuficiência de fundos) sobre o total de cheques movimentados, que é o total de cheques compensados somados aos devolvidos.

A série histórica deste indicador inicia em 2006 e está disponível em:
http://www.boavistaservicos.com.br/economia/cheques-devolvidos/