Primeira edição do evento “Sobreviver em tempo de crise, inove!” reúne empresários em São José dos Pinhais

ACP apresenta ações para auxiliar os negócios de seus associados

A primeira edição do evento “Sobreviver em tempo de crise, inove!”, realizada em São José dos Pinhais na noite desta quinta (31) em cooperação com a Associação Empresarial de São José dos Pinhais (Aciap), Sebrae-PR e Fomento-PR, reuniu empresários locais que puderam conhecer os produtos e serviços da ACP apresentados pelo diretor-geral Olívio Zotti, além das linhas de crédito oferecidas pela Fomento Paraná e acompanhar palestra com o consultor de em criatividade em vendas, Leandro Batista.

Abrindo o evento, o presidente da ACP, Antonio Miguel Espolador Neto, disse que “o empresário deve manter sua equipe bem treinada para atravessar com mais tranquilidade o momento de crise econômica do país. Valendo-se de sua criatividade para atrair clientes e mantendo a sintonia entre os funcionários, será possível manter a rentabilidade e não sofrer tanto com a recessão”, disse otimista. “Para dar início a este importante evento, que será realizado em mais 11 etapas, escolhemos São José dos Pinhais pelo seu pujante desenvolvimento, com o 2º maior PIB per capita da região metropolitana de Curitiba e 3ª maior arrecadação de ICMS do Estado”, revelou. A próxima edição do evento será realizada dia 14 de abril no bairro Boqueirão.

Para o presidente da Aciap, Claudemir Gibrin, a parceria entre instituições do setor produtivo representa um grande avanço na defesa de seus interesses comuns. Um exemplo disso foi a “mobilização contra o projeto de lei do AR, ainda em tramitação na Câmara de Deputados”, referindo-se à audiência pública realizada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), oportunidade em que entidades defenderam a não aprovação do PL, sob o risco de prejuízos para empresários e consumidores. Na ocasião, Espolador declarou “defender os consumidores que pagam as suas contas em dia, assim como os micros e pequenos empresários, que serão os mais prejudicados”.

Com a missão de promover condições de competitividade entre as micro e pequenas empresas, o Sebrae, por meio de seus treinamentos e consultorias, garante a permanência desta modalidade de negócio no mercado, de acordo com o gerente do Sebrae-PR região Leste, Alessandro Rocha. O perfil destas empresas corresponde à maior parte dos associados à ACP, cerca de 80%. “Temos realmente de nos aproximar dos bairros, lugar onde os empresários estão. Além disso, num trabalho de base, seria interessante propagar a importância de ser empreendedor desde a educação infantil”, disse.

Marketing Services

ACP desenvolveu um método de trabalho baseado na inteligência da informação que a capacita a proporcionar às empresas um sistema de acompanhamento ou gestão em todo o ciclo dos negócios “visando em primeiro lugar o acesso a um conjunto de informações destinado a ampliar a segurança e facilitar a tomada de decisões”, expôs o diretor-executivo Olívio Zotti.

O objetivo principal da mudança de enfoque “é transformar a ACP numa central de soluções para qualquer setor da atividade empresarial, e não apenas manter sua atuação histórica como birô de crédito”, acrescentou. No plano geral a nova metodologia oferecida aos clientes pela ACP atende a todo o ciclo do negócio: Prospecção/Marketing Services, Análise e Concessão, Gerenciamento de Carteiras, Prevenção à Fraude e Cobrança e Recuperação.

Em termos de prospecção e serviços de marketing, Zotti enfatizou as carências demonstradas por grande número empresas no campo de consultoria e análise de sua carteira, enriquecimento de bases, prospecção qualificada, target novas empresas, mapas de relacionamento, fidelização de clientes e inteligência do negócio.
A análise e concessão são também necessidades vitais para a garantia do bom negócio, tendo em vista a assertividade na concessão de crédito, minimização dos riscos de inadimplência, aumento dos resultados e auxílio na tomada de decisões.

O programa prevê ainda a aplicação de instrumentos de gestão capazes de identificar as características das fraudes, prevenção de perdas e redução de riscos, além de orientar os gestores no emprego de agilidade e assertividade na recuperação de inadimplentes, na facilitação da tomada de decisões e redução da própria inadimplência.

Um dos exemplos práticos citados por Olívio Zotti para enfatizar a importância da metodologia disponível às empresas de todos os portes – a análise de carteiras – garante ao empresário “uma fotografia de sua carteira de clientes ativos e inativos ou mesmo de uma região”. As informações que servirão para respaldar a tomada de novas decisões variam entre sexo, idade, renda, potencial de risco oferecido e outras.

Criatividade em vendas
O consultor Leandro Batista, que trabalhou sete anos como consultor no Sebrae/Pr, é especialista em gerência, varejo e franquias, além de atuar como professor em cursos de pós-graduação da FAE Business School e Universidade Positivo, revelou dicas que podem ser capazes de alavancar negócios neste momento de crise. Para ele, há alguns pontos-chave para encontrar saídas e manter as empresas ativas e rentáveis.
– Plantar sementes. “Será preciso reduzir a ansiedade e pensar como agricultores, que aguardam o momento certo da colheita. A safra de 2016 não existirá. O desejo das pessoas em consumir não vai mudar, mas sim o momento de colocarem a mão no bolso. Por isso é necessário encontrar saídas para que a marca seja referência, assim o consumidor lembrará dela quando voltar a gastar”.
– Pão quente. “O que você comercializa que se destina ao consumo diário? Estes produtos garantirão seu capital de giro”.

– Criatividade. “A criatividade pede coragem”, destacou. Leandro explicou que esta bravura deverá existir, pois para arriscar, é necessário estar ciente da zona de incerteza, que a entrega inicial será imperfeita e que há risco de perda. “Mas mesmo assim arriscar é necessário, pois o mundo continua sendo dos corajosos. Este predicado, em alguns casos, é mais importante que a competência”, insistiu. “As pessoas criativas que podem ser abarcadas em três grupos: dos espertos, dos lógicos e dos artistas. Identifique qual é o seu e explore-o”.

– Parcerias. “Neste momento é necessário ampliar seu networking e procurar interação entre negócios que agreguem serviços aos do seu nicho. Isto multiplica seu poder de alcance”.
Atendimento e promoção. Criar utilidades a ser oferecidas para os clientes enquanto aguardam atendimento e desenvolver outras formas de se comunicar com ele “podem gerar bons resultados. O bom humor da equipe é fundamental e refletirá diretamente no sucesso das vendas”, finalizou.