Praça 19 de Dezembro começa a ser revitalizada

O presidente Gláucio Geara, da Associação Comercial do Paraná (ACP), ao lado do vereador Felipe Braga Côrtes, de dirigentes da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e empresários, participaram nna manhã desta sexta-feira (11),  do início dos trabalhos de revitalização da Praça 19 de Dezembro, na área central da cidade.

A ideia partiu do presidente Gláucio Geara que entrou em contato com algumas empresas, especialmente a Vonder, com o objetivo de prospectar a viabilidade do projeto de recuperação do monumento histórico da Praça 19 de Dezembro, um dos mais degradados do cenário urbano de Curitiba.

O estado atual de degradação do local coberto de pichações chamou a atenção das autoridades, líderes de entidades representativas do setor produtivo e empresários, a ponto de se unirem para devolver a Curitiba um de seus mais expressivos ícones, popularmente conhecido como a “Praça do Homem Nu”.

Os trabalhos de limpeza do monumento tiveram início sob a supervisão da empresa Vonder, uma das idealizadoras do projeto e responsável pelo acompanhamento técnico das ações previstas e doação dos produtos destinados à remoção de manchas, tratamento de fungos e musgos.

A remoção de tinta spray teve início pelo painel de azulejos de Poty Lazarotto e será realizado em toda a extensão da praça durante 15 dias.  Após a limpeza, a praça será completamente hipermeabilizada com produtos especiais para prevenir novas pichações. Também está envolvida nas ações de despiche da Praça 19 de Dezembro a sessão estadual da Associação dos Condomínios Garantidos do Brasil (ACGB).

O vice-presidente Camilo Turmina destacou a importância do plano de revitalização da Praça 19 de Dezembro, lembrando a campanha lançada pela ACP há alguns anos – “Pichação é crime. Denuncie” – e as ações ainda em desenvolvimento, parabenizando a iniciativa de empresários preocupados com a recuperação do patrimônio público e privado atacado pelo vandalismo.