ACP | Associação Comercial do Paraná

Seminário debate melhoria do ambiente de negócios

A Associação Comercial do Paraná por meio da Escola de Comércio ACP promove nesta quinta-feira (22) em sua sede, a partir das 18h30, o seminário “A melhora do ambiente de negócios no Brasil”, com o objetivo de debater o direito comercial e as contribuições em andamento para o novo Código Comercial Brasileiro. O evento terá conferências dos advogados especialistas Marcelo Guedes Nunes, Alfredo de Assis Gonçalves Neto e Paulo César Busnardo Junior, tendo como apoiadores os escritórios de consultoria jurídica Peregrino Neto, Beltrami Advogados e Cleverson Marinho Teixeira Advogados.

Durante o seminário será prestada uma homenagem ao conhecido advogado comercialista Rubens Requião (1918-1997), pioneiro na pesquisa e aplicação do direito comercial nas atividades empresariais, professor universitário e autor de inúmeros tratados jurídicos sobre o tema.

O item que denomina o seminário será analisado pelo advogado Marcelo Guedes Nunes, mestre e doutor em direito empresarial pela PUCSP e atual presidente da Associação Brasileira de Jurimetria, além de outras funções. A regulamentação e avanços da sociedade limitada constituem o tema a ser abordado por Alfredo de Assis Gonçalves Neto, professor titular da Faculdade de Direito da UFPR, da qual foi diretor entre 1989 e 1992.   

De acordo com o advogado Paulo César Busnardo Junior, que também colaborou na organização do evento, uma das metas é discutir com os interessados (empresários, gerentes comerciais, dirigentes e acionistas), a necessidade de introduzir melhorias no ambiente de negócios, assim como “discorrer sobre as contribuições já oferecidas ao Código Comercial Brasileiro que tramita no Congresso Nacional”.

Busnardo vai falar sobre o contexto atual e desafios futuros dos contratos empresariais.