ACP | Associação Comercial do Paraná

Super-herói cidadão

Por Carlos Eduardo do Nascimento

Homenagem a Sérgio Moro em Curitiba promovida pela ACP – Associação Comercial do Paraná em 19 de outubro. O juiz federal recebeu a comenda Barão do Cerro Azul, concedida a cidadãos que prestam serviços relevantes à sociedade.

A foto emoldurada traz um outro cidadão ao lado dele. No caso, este que vos escreve. Tenho a honra de fazer parte da diretoria da ACP e o privilégio de ter participado de sua homenagem. Mas a sensação foi de estar ao lado de um super-herói. Sim, me senti aquele piá que encontra o ídolo. Respeito, orgulho e admiração.

Há quem diga que Moro não passa de um ser humano que cumpre suas obrigações. Um cidadão, como qualquer um de nós, que sai de casa todo dia pra fazer o que é certo. Não deixa de ser verdade. Só que, infelizmente, estamos carentes de bons exemplos. Quando alguém se destaca ao cumprir seu dever, vira exemplo. É o sintoma de uma sociedade que precisa urgentemente resgatar seus valores.

Há que se concordar que a escala do que ele e sua equipe estão fazendo é coisa de super-herói, sim. Mas ele próprio ressalta que personificar o trabalho em sua pessoa é injusto. Destaca que vários trabalhos estão sendo desenvolvidos em outras instâncias, por várias pessoas. Assinala que os resultados não estão garantidos, que há um longo caminho a se percorrer. Novamente, postura correta de um cidadão de bem.

De qualquer maneira, ao encontrá-lo, reforcei minha crença de que buscar e fazer o correto é a única saída. Multiplicar seu exemplo de competência, seriedade, firmeza e retidão, é o que precisamos. É o que a sociedade precisa.

Ao final, lhe cumprimentei e pedi permissão pra publicar a foto. E, pra minha surpresa, ele não saiu voando. Simplesmente sorriu e agradeceu pela homenagem, como um cidadão comum.