ACP | Associação Comercial do Paraná

Vendas para o Dia das Crianças recuam 3,4% em 2015, pior resultado da série histórica

Os números são nacionais e foram revelados pelo SCPC Boa Vista

Dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) divulgados pela ACP mostram que em 2015, as vendas do comércio para o Dia das Crianças recuaram 3,4% quando comparadas ao ano passado. Em 2014, as vendas no comércio haviam superado em 1,8% as do mesmo período de 2013. Com isso, além do resultado ser o pior da série histórica do Dia das Crianças, também apresentou a queda mais intensa em comparação às demais datas comemorativas.

A FecomercioSP estimou que o faturamento total no varejo foi 14,2% menor do que em 2014 (descontada a inflação), cerca de R$ 9,5 bilhões a menos do que no ano passado. Esta estimativa é feita com base na projeção de uma nova queda real no faturamento do comércio varejista no Brasil em outubro, na proporção de vendas do período do Dia das Crianças em relação ao total do mês e no resultado de queda de 3,4% no número de consultas da base de dados da Boa Vista SCPC.
A queda das vendas no Dia das Crianças acompanha o recuo generalizado da atividade econômica, influenciada pelos juros altos, aumento do desemprego e cautela cada vez maior dos consumidores.

O cálculo do volume de vendas para esta data é baseado em uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Boa Vista SCPC, com abrangência nacional. Para este dia das crianças foram consideradas as consultas realizadas no período de 1 a 12 de outubro de 2015, comparadas às consultas realizadas entre 1 e 12 de outubro de 2014. A variação no faturamento real, por sua vez, é estimada com base na variação e na participação das consultas e na projeção da FecomercioSP para o faturamento da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE.

Sobre a Boa Vista SCPC:
A Boa Vista SCPC é uma empresa que oferece as melhores soluções para a tomada de decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, e para prevenção contra fraudes. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas, e registra mais de 42 milhões de transações de negócios por dia.

É a única empresa que oferece ao consumidor a consulta gratuita de seus débitos pela internet (www.consumidorpositivo.com.br), registrados em seu banco de dados. Também atua no mercado de segurança eletrônica de transações e identificação, provendo serviços de certificação digital.

Está presente em todo o Brasil por meio de escritórios regionais e distribuidores, além da parceria com mais de 2 mil entidades representativas do comércio, da indústria e do setor de serviços. Inovadora e controlada por brasileiros, a Boa Vista SCPC opera também o Cadastro Positivo no País e investe continuamente em tecnologia de ponta para atender à sua crescente carteira de clientes em todo o território nacional.