ACP | Associação Comercial do Paraná

Vendas para o Natal devem crescer 4,2% em 2017, segundo Boa Vista SCPC

Em 2016 houve queda de 4,8%. Receita de vendas R$ 1,9 bilhão superior ao ano passado

Dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), divulgados pela Associação Comercial do Paraná (ACP), mostram que em 2017 as vendas do comércio para o Natal deverão crescer 4,2% quando comparadas ao mesmo período de 2016. Caso consolidada, de acordo com estimativas da FecomercioSP, o faturamento do varejo deverá ser R$ 1,9 bilhão superior ao registrado no mesmo período de 2016. A ACP é a representante exclusiva da Boa Vista SCPC no Paraná. 

O aumento do ritmo de crescimento das vendas do Natal em 2017 segue a tendência das demais datas comemorativas deste ano, que em praticamente todas ocasiões apresentaram aumento das vendas quando comparadas ao ano anterior. Com isso, as estimativas mostram a maior variação desde 2010, quando as vendas foram positivas em 11,3%, além de voltar a apresentar números positivos após dois anos de retração.

Metodologia

O cálculo do volume de vendas para esta data foi baseado em uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Boa Vista SCPC, com abrangência nacional. Para esta data foram consideradas as consultas realizadas no período de 14 a 21 de dezembro de 2017, comparadas às consultas realizadas no mesmo período de 2016.