Pior Dia dos Pais para o comércio em Curitiba
19 de ago de 2014 | Escrito por ACP
Pela primeira vez em quatro anos o desempenho das vendas do comércio curitibano no Dia dos Pais apresentou queda de 5% em relação ao ano anterior. Este indicativo reflete a atual situação econômica do país, de acordo com a pesquisa ACP- Datacenso realizada entre os dias 11 e 13 de agosto. Segundo dados da amostragem, anteriormente a 2014 o comércio vinha apresentando crescimento médio de 5,5% com o passar dos anos.
De acordo com o consultor econômico da ACP e diretor do Instituto Datacenso, Cláudio Shimoyama, as altas taxas de juros e da inflação, a falta de crédito e o elevado grau de endividamento do consumidor foram os principais fatores responsáveis pela queda nas vendas do Dia dos Pais, sendo o pior desempenho dos últimos quatro anos.
O valor médio gasto pelo consumidor curitibano com o presente para os pais ficou abaixo da expectativa de R$ 136,00, chegando a apenas R$ 115,00. Em 2013, o valor gasto foi de R$ 140,00. Para completar esta média de valor, os itens mais comprados pelos consumidores foram roupas(43%),calçados(17%), perfumes (15%), celular/Smartphone (4%), eletrônicos (4%), bebidas (4%), chocolates/flores (3%), cosméticos (3%), câmeras digitais (2%), livros (2%), acessórios (2%), almoço/jantar (2%), joia/ relógio (2%), churrasqueira (1%) e outros (7%).
Foram ouvidos 200 comerciantes, dos quais quase metade (46%), revelaram ter tido um faturamento inferior durante o período. Segundo eles, as principais formas de pagamento que o consumidor utilizou (57%) nas compras foi no cartão de crédito (à vista + parcelado).
Para atrair os consumidores, a maioria dos comerciantes ouvidos (82%) preparou a alguma promoção para o Dia dos Pais. E as promoções mais citadas foram: descontos para pagamento à vista (64%), desconto para pagamento no cartão de crédito (33%) e distribuição de prêmios/brindes (11%).
Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.