Semana do Barão celebra legado do patrono do comércio paranaense
08 de ago de 2025 | Escrito por ACP
Curitiba reviveu sua história, cultura e identidade com a Semana do Barão, realizada entre os dias 04 e 08 de agosto, em homenagem ao nascimento de Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul. A programação, promovida pela Associação Comercial do Paraná (ACP) e pelo Instituto Barão do Serro Azul (IBASA), resgatou o legado de um dos nomes mais emblemáticos do Paraná com uma série de atividades culturais, históricas e educativas.
A abertura oficial aconteceu com um almoço na sede da ACP (04.08), que reuniu autoridades, empresários e representantes da sociedade civil. O evento marcou o início de uma semana de celebrações e reflexões sobre a contribuição do Barão para o desenvolvimento econômico e social do estado.
“Honrar quem escreveu a nossa história é valorizar nossas raízes. Rememorar o nascimento do Barão do Serro Azul nos enche de alegria, pois ele representa a força do comércio, a coragem diante das adversidades e o espírito associativo que ainda guia esta casa”, afirmou o presidente da ACP, Antônio Gilberto Deggerone.
Programação plural
Ao longo da semana, o público teve acesso a uma programação plural e envolvente. A exibição do filme “O Preço da Paz”, na Cinemateca de Curitiba, dia 04.08, à noite, emocionou o público ao retratar a trajetória do Barão como líder e pacifista. Em 05.08, no Teatro Paiol, o recital “Ecos do Barão” trouxe à tona, entre acordes e silêncio, a sensibilidade da história. A caminhada histórica “A Última Caminhada do Barão”, por pontos emblemáticos de Curitiba, proporcionou, em 06.08, uma imersão ao passado da cidade.
No dia 07.08, o “Tour da Erva-Mate” percorreu locais que marcaram o ciclo econômico da erva-mate e a atuação empresarial do Barão, enquanto o workshop realizado na sede da ACP, em 08.08, trouxe experiências sensoriais e históricas sobre a erva-mate e o café, finalizando a semana com sabor e memória.
Legado do Barão
Para Jorge Carvalho Junior, presidente do IBASA, a Semana do Barão reafirmou o compromisso do Instituto em preservar e multiplicar o legado do patrono do comércio paranaense. “Valorizo profundamente o legado do Barão, um dos maiores líderes do século XIX, um modernista com visão de futuro. Foi o maior exportador de erva-mate da época, sempre em defesa da população, o que infelizmente lhe custou a vida. Falar dele é motivo de orgulho. Cabe ao IBASA manter viva sua memória”.
Jorge também destacou o papel transformador das ações realizadas: “Para nós, do IBASA, é um momento de muita emoção participar da Semana do Barão, uma celebração que preserva a memória de um visionário que acreditava na força da união empresarial para o desenvolvimento da nossa cidade e do nosso estado. Inspirados pelo espírito empreendedor e solidário do Barão, promovemos iniciativas que unem cultura, história e responsabilidade social”.
Honrar o passado
“A Semana do Barão, já consolidada no calendário cultural de Curitiba, é uma oportunidade para resgatarmos valores de coragem, empreendedorismo e compromisso com a comunidade. Ao lado da ACP, da Fundação Cultural de Curitiba e da Câmara Municipal, seguimos firmes nesse propósito de honrar o passado e projetar um futuro melhor”, reforçou. “Braço filantrópico da ACP, o IBASA atua com foco em ações sociais e culturais voltadas à educação, saúde, desenvolvimento sustentável e valorização da história local”, pontuou.
Ao encerrar a programação, a ACP e o IBASA reiteraram o compromisso de manter viva a memória do Barão e de promover iniciativas que contribuam para o fortalecimento da identidade paranaense.

















Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.