• Agenda
  • Arbitac
  • Atendimento ao Consumidor
  • LGPD
  • Notícias
  • Imprensa
  • Instituto do Barão
  • Sobre a ACP
  • Produtos e Serviços
  • Blog
  • Área do Associado
  • 2ª Via Boleto
  • Busca
  • Torne-se Sócio
CLIQUE AQUI E ASSOCIE-SE
ÁREA DO ASSOCIADO
Login:
Senha:

Notícias

Voltar para todas as postagens

<
Ir para a última postagem >

Vendas de Natal em Curitiba podem cair 3%

05 de out de 2015 | Escrito por ACP

A conjuntura econômica adversa, os elevados índices de inadimplência e a cautela dos consumidores são as causas principais da expectativa de queda do volume de vendas do comércio curitibano no Natal de 2015. A previsão de queda nominal das vendas é de 3%, devendo chegar a 12% quando corrigida pela inflação de 9,52%. No ano passado, nessa mesma época, a estimativa de vendas indicava o crescimento de 4% em relação ao ano anterior.

Os dados constam da pesquisa ACP/Datacenso, que ouviu entre os dias 28 e 30 de setembro, 200 comerciantes de todos os portes e 200 consumidores (42% homens e 58% mulheres), com faixa etária de 25 anos a 65 anos e renda média mensal variando entre R$ 1.245,00 a R$ 6.222,00.

Os comerciantes entrevistados revelaram que a expectativa superior do volume de vendas está sendo cogitada por apenas 26% deles, ao passo que para 36% as vendas serão iguais às do Natal de 2014 e inferiores para 38%.

Os percentuais indicam que como nas demais datas especiais para o comércio (Dia das Mães, Pais e Namorados, por exemplo), o desempenho esperado para a melhor data do ano para os comerciantes será também deficiente.

Contratações

O quadro desfavorável, segundo os comerciantes, também é retratado pela disposição mostrada por 57% de empresários de não contratar mão de obra temporária para atender a movimentação das lojas no período natalino. No entanto, 43% dos entrevistados manifestaram a intenção de contratar pessoal de reforço para suas equipes.

A pesquisa mostrou também que somente 10% do número total de empregados sazonais devem ser efetivados pelas empresas.

Da parte dos consumidores consultados pelo Instituto Datacenso, 45% anteciparam a decisão de gastar menos dinheiro com presentes de Natal, chegando a 24% deles o percentual disposto a gastar mais do que no ano passado. Para 18% os gastos serão iguais aos de 2014 e 13% não souberam responder.

Para o economista Cláudio Shimoyama, CEO do Instituto Datacenso e responsável técnico pela pesquisa, “a retração desenhada para o movimento de vendas de Natal, tanto pelos empresários quanto pelos consumidores confirma a crise econômica que se aprofunda a cada mês, com índices preocupantes de inflação, inadimplência e ameaça de desemprego”.     

Galeria de Imagens

Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.

VER ACERVO
  • Institucional
  • História
  • Diretoria
  • Conselhos
  • Documentos
  • Notícias
  • Galeria de Imagens
  • Revista do Comércio
  • PRODUTOS E SERVIÇOS
  • Análise de Crédito
  • Negativação e Cobrança
  • Inteligência de Mercado
  • Cadastro Positivo
  • Valida ID
  • Arbitac
  • Locação de Espaços
  • Benefícios
  • Unimed Saúde
  • Myrp | Sistema de Gestão
  • Redução Energia
  • VR Benefícios
  • Certificado Digital
  • Meios de Pagamento
  • Seguro de Vida Empresarial

ASSOCIE-SE

SOLICITAÇÃO DE CANCELAMENTO

TRABALHE CONOSCO

CONTATO

ÁREA DO COLABORADOR

Rua XV de Novembro, 621
Curitiba
CEP: 80020-310

(41) 3320-2929

© Copyright Associação Comercial do Paraná - Todos os direitos reservados

Certificado e desenvolvido por Explay Web Agency

Utilizamos cookies, em conjunto com nossos parceiros, para aprimorar sua navegação em nosso site. Isso inclui analisar a audiência e o desempenho, exibir publicidade e conteúdo personalizados (inclusive com base na sua localização), e facilitar sua interação com nossas redes sociais.
Você tem total controle sobre suas preferências! Acesse a seção "gerenciar os cookies" em nosso site para personalizar suas escolhas a qualquer momento.
Para informações detalhadas sobre como seus dados são utilizados, consulte nosso Aviso de Privacidade
OkPolítica de privacidade