Arbitac

Arbitac

A ARBITAC, órgão vinculado à Associação Comercial do Paraná, foi criada em 17/06/1996, pouco antes da promulgação da Lei de Arbitragem, e figurou como pioneira na criação de um Instituto de Mediação no Paraná, que posteriormente aderiu às vestes igualmente da arbitragem. A história da ARBITAC, desenhada a partir do anteprojeto de lei de 1981 que se consolidou na atual legislação pertinente, guarda uma relação de familiaridade com seus idealizadores, tendo o patrono do projeto no Congresso Nacional, então vice-presidente da República Marco Antonio Maciel, comparecido no evento de abertura e fundação da Câmara.

A Câmara de Mediação e Arbitragem da Associação Comercial do Paraná é responsável pela administração de mediações e arbitragens, celebração de convênios de cooperação com órgãos afins sediados no Brasil e no exterior e tem o firme compromisso de promover debates e eventos visando incentivar os estudos sobre mediação e arbitragem como métodos eficazes para solução de conflitos.

 

Rua XV de Novembro, 621 – 1º Andar – Curitiba/PR

Site
: www.arbitac.com.br

Uma das pioneiras no Brasil, a Câmara de Mediação e Arbitragem da Associação Comercial do Paraná tem o objetivo de administrar mediações e arbitragens que lhe são confiadas, segundo o disposto em regulamentos próprios.
Principais motivações para utilizar a arbitragem:
  • Especialidade: árbitro do ramo;
  • Sigilo: em segredo, sem publicidade;
  • Rapidez: resolução pode ser dada em aproximadamente 90 dias;
  • Ambiente: maior possibilidade de se preservar as relações existentes;
  • Custos: cobrados de acordo com o previsto em tabela própria.

Quem pode utilizar a ARBITAC:

As mediações e arbitragens, administradas pela ARBITAC, destinam-se a quaisquer pessoas físicas ou jurídicas, associadas ou não à ACP, não se limitando a questões entre comerciantes.