Comércio curitibano espera recuperação em agosto
11 de ago de 2015 | Escrito por ACP
Dia dos Pais, promoções e liquidações devem melhorar o desempenho dos últimos meses
O volume de vendas do comércio curitibano no mês de julho apresentou uma queda média de 3% em relação ao movimento do mês anterior, conforme levantamento realizado pela Associação Comercial do Paraná e Instituto Datacenso, em entrevistas por telefone com 200 micros, pequenos, médios e grandes comerciantes.
A queda sequencial de vendas foi acusada já em maio por 32% dos empresários ouvidos pelo Datacenso, cuja proporção dobrou em junho (61%), caindo para 45% em julho, denotando que o ritmo da retração de vendas está diminuindo.
A sondagem foi realizada no período de 3 a 7 desse mês, indicando por outro lado a expectativa de leve recuperação em agosto, ou seja, com o crescimento de 1% em relação às vendas do mês anterior, puxado por promoções, descontos e liquidações. De modo geral, os comerciantes estão otimistas com a melhoria do movimento nas lojas, embora 29% dos entrevistados tenham admitido que as vendas serão menores.
Segundo o economista Cláudio Shimoyama, CEO do Instituto Datacenso, “a boa notícia é que o ritmo da queda do comércio curitibano está arrefecendo”, tendo em vista que em junho o movimento de vendas havia sofrido um impacto negativo de 8% em relação a maio.
Na comparação com o mesmo período em 2014, o volume de vendas desse ano foi inferior em 9%, o pior resultado dos últimos quatro anos, fato que confirma a realidade da estagnação do mercado, aumento da inflação e inadimplência dos consumidores.
Em julho apenas os segmentos de artigos esportivos e cosméticos apresentaram desempenho acima da média, ao passo que joalherias/relojoarias/bijuterias, materiais de construção, vestuário e calçados acusaram resultados negativos.
A pesquisa mostrou também que no mês passado continuou elevada a opção pelo uso do cartão de crédito (71%), enquanto 19% dos consumidores preferiram o crediário próprio das lojas, 7% escolheram o financiamento bancário e, 2% outras formas de pagamento.
Assim sendo, o índice de vendas a prazo em julho atingiu 64% da movimentação do varejo, taxa que havia sido de 45% em maio e 58% em junho.
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