• Agenda
  • Arbitac
  • Atendimento ao Consumidor
  • LGPD
  • Notícias
  • Imprensa
  • Instituto do Barão
  • Sobre a ACP
  • Produtos e Serviços
  • Blog
  • Área do Associado
  • 2ª Via Boleto
  • Busca
  • Torne-se Sócio
CLIQUE AQUI E ASSOCIE-SE
ÁREA DO ASSOCIADO
Login:
Senha:

Notícias

Voltar para todas as postagens

<
Ir para a última postagem >

Comércio varejista registrou alta de 4,79% em 2011, enquanto inadimplência cresceu 5,3%

06 de jan de 2012 | Escrito por ACP

As vendas do comércio varejista cresceram 4,79% em 2011 ante o ano anterior, enquanto que a inadimplência aumentou 5,34%, informou nesta sexta-feira (6) a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e o SPC Brasil. Segundo o presidente da entidade, Roque Pellizzaro Junior, a taxa deve começar a desacelerar já no primeiro trimestre do ano, com o efeito do aumento do salário mínimo. “Além disso, a inflação foi um ‘vilão’ para o consumidor em 2011, que apesar de ter ficado dentro do teto da meta foi bastante alta”, disse ele.

Já para este ano, a perspectiva da CNDL é de um crescimento de 4,5% nas vendas e de um aumento de, no máximo, 2,5% na inadimplência. Conforme explica o economista Cláudio Shimoyama, da Associação Comercial do Paraná (ACP), a maioria dos inadimplentes pretende pagar as suas dívidas para retomar as compras no crediário. “O aumento real do novo salário mínimo (9,2%), que acrescentará R$ 924,00 a renda anual das famílias, será o grande incentivador para o consumidor pagar as suas dividas e ainda fazer novas compras”, afirmou.

Ainda segundo Shimoyama, a alta na inadimplência em 2011 teria sido causada pela crise financeira internacional, que provocou instabilidade econômica, fazendo com que o governo aumentasse as taxas de juros e diminuísse a confiança do consumidor. “O aumento do poder aquisitivo principalmente das classes C e D, e maior oferta de crédito elevou o grau de endividamento das famílias e, consequentemente, o descontrole nos gastos”, justificou o economista, que aposta: “a única preocupação é o nível do endividamento dos consumidores com o novo salário mínimo, principalmente pelos consumidores mais jovens”.

Galeria de Imagens

Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.

VER ACERVO
  • Institucional
  • História
  • Diretoria
  • Conselhos
  • Documentos
  • Notícias
  • Galeria de Imagens
  • Revista do Comércio
  • PRODUTOS E SERVIÇOS
  • Análise de Crédito
  • Negativação e Cobrança
  • Inteligência de Mercado
  • Cadastro Positivo
  • Valida ID
  • Arbitac
  • Locação de Espaços
  • Benefícios
  • Unimed Saúde
  • Myrp | Sistema de Gestão
  • Redução Energia
  • VR Benefícios
  • Certificado Digital
  • Meios de Pagamento
  • Seguro de Vida Empresarial

ASSOCIE-SE

SOLICITAÇÃO DE CANCELAMENTO

TRABALHE CONOSCO

CONTATO

ÁREA DO COLABORADOR

Rua XV de Novembro, 621
Curitiba
CEP: 80020-310

(41) 3320-2929

© Copyright Associação Comercial do Paraná - Todos os direitos reservados

Certificado e desenvolvido por Explay Web Agency

Nós usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Privacidade e saiba mais.OkPolítica de privacidade