• Agenda
  • Arbitac
  • Atendimento ao Consumidor
  • LGPD
  • Notícias
  • Imprensa
  • Instituto do Barão
  • Sobre a ACP
  • Produtos e Serviços
  • Blog
  • Área do Associado
  • 2ª Via Boleto
  • Busca
  • Torne-se Sócio
CLIQUE AQUI E ASSOCIE-SE
ÁREA DO ASSOCIADO
Login:
Senha:

Notícias

Voltar para todas as postagens

<
Ir para a última postagem >

Dia dos Pais supera expectativas e tem queda de 17% em Curitiba

13 de ago de 2015 | Escrito por ACP

O momento de crise propiciou a elaboração de promoções por grande parte dos comerciantes

O Dia dos Pais em Curitiba teve queda de vendas e aumento nas promoções para pagamento à vista, porém o chamariz não foi capaz de elevar as vendas para a data, que caíram 17%, valor corrigido pela inflação (real) e 9% nominal, superando o dado levantado anteriormente pela ACP, que era de 14% de queda real.  O movimento foi negativo para 57% dos comerciantes consultados, igual ao ano passado para 31% e  superior para 12%.

O balanço das vendas foi favorável aos consumidores, que, apesar da redução do poder de compra, puderam usufruir do grande número de promoções para pagamento à vista (efetuadas por 84% dos comerciantes consultados). Os compradores gastaram em média R$ 109 com os presentes. Os números foram revelados pela pesquisa realizada entre os dias 10 e 12 de agosto sob encomenda da Associação Comercial do Paraná ao Instituto Datacenso,

As demais formas de desconto foram a distribuição de brindes/sorteio de prêmios (14%), promoção de produtos (8%), promoção do tipo pague 1 e leve 2 (4%), maior parcelamento no cartão (3%), lançamento de novos produtos (3%), cestas especiais (1%).

Na comparação entre o mesmo período de 2014, houve queda no valor médio das compras – 6% menor nominalmente e real de 13%. No ano passado, os consumidores desembolsaram R$ 155 em média. Na comparação 2013/ 2014 a queda já se apresentava de forma mais tímida, quando chegou a  5% no total das vendas.

Na sacola

Os pais curitibanos foram presenteados principalmente com roupas (37%), perfumes (22%), calçados (16%),  joia/relógio (5%), celular/smartphones (4%), chocolates (4%), barbeador (2%), acessórios (1%), almoço/jantar (1%), ferramentas (1%) e outros (8%).

No caixa, a forma de pagamento que o consumidor utilizou para as compras, foi o parcelamento no cartão de crédito (48%), à vista no cartão de crédito (26%), à vista no débito (11%), à vista em dinheiro (9%) e a prazo no carnê (9%). No ano passado a forma de pagamento predominante era à vista.

Perfil das empresas e comerciantes

O perfil do consumidor curitibano entrevistado está equilibrado quanto ao gênero, com faixa etária entre 18 a 35 anos e renda familiar mensal entre R$ 1.245,00 a R$ 3.110,00.

Os empresários consultados estão à frente de microempresas (78%), pequenas empresas (20%) e médias empresas (2%).

 

 

Galeria de Imagens

Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.

VER ACERVO
  • Institucional
  • História
  • Diretoria
  • Conselhos
  • Documentos
  • Notícias
  • Galeria de Imagens
  • Revista do Comércio
  • PRODUTOS E SERVIÇOS
  • Análise de Crédito
  • Negativação e Cobrança
  • Inteligência de Mercado
  • Cadastro Positivo
  • Valida ID
  • Arbitac
  • Locação de Espaços
  • Benefícios
  • Unimed Saúde
  • Myrp | Sistema de Gestão
  • Redução Energia
  • VR Benefícios
  • Certificado Digital
  • Meios de Pagamento
  • Seguro de Vida Empresarial

ASSOCIE-SE

SOLICITAÇÃO DE CANCELAMENTO

TRABALHE CONOSCO

CONTATO

ÁREA DO COLABORADOR

Rua XV de Novembro, 621
Curitiba
CEP: 80020-310

(41) 3320-2929

© Copyright Associação Comercial do Paraná - Todos os direitos reservados

Certificado e desenvolvido por Explay Web Agency