Inadimplência do consumidor tem alta de 1,1% em 12 meses
09 de out de 2015 | Escrito por ACP
No acumulado do ano a inadimplência também registrou aumento de 1,1%
A inadimplência do consumidor obteve alta de 1,1% no acumulado em 12 meses até setembro (acumulado entre outubro de 2014 a setembro de 2015 contra os 12 meses antecedentes) de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC divulgados pela ACP, na avaliação da série sem ajuste sazonal. No acumulado do ano (frente ao mesmo período do ano anterior) a inadimplência também obteve alta de 1,1%. Na avaliação contra o mesmo mês do ano anterior houve elevação de 0,3%. Considerando a série com ajuste sazonal, a inadimplência recuou 4,1% em setembro na comparação com o mês anterior.
Mesmo com a piora de alguns indicadores da economia nos últimos meses, como o aumento da desocupação no mercado de trabalho, elevação dos juros e tributos, entre outros fatores, a maior cautela dos agentes (tanto dos consumidores quanto dos concedentes de crédito) tem prevalecido sobre os demais fatores macroeconômicos, contribuindo para que não se observe grande deterioração na inadimplência das famílias. Com isso, a Boa Vista SCPC estima que o Indicador de Inadimplência do Consumidor encerre o ano com ligeiro crescimento, em torno de 1,8%.
Regiões
Na análise regional, a avaliação mensal (setembro de 2015 contra agosto de 2015) na série com ajuste sazonal, todas as regiões apontaram queda da inadimplência, apresentando a seguinte configuração: Sudeste (-4,9%), Sul (-4,0%), Nordeste (-3,9%), Centro-Oeste (-2,1%) e Norte (-0,7%).
Varejo
Na análise do varejo, considerando a variação mensal dessazonalizada, houve alta de 2,9% para o resultado nacional. Todas as regiões tiveram elevação e apresentaram a seguinte configuração: 7,7% no Norte, 6,5% no Nordeste, 6,4% no Sul, 1,9% no Centro-Oeste e 0,7% no Sudeste.
Metodologia
O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas informados à Boa Vista pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau. Em virtude da Lei Estadual de São Paulo n° 15.659/2015, a partir de setembro de 2015 passou-se a usar como referência para este estado o número de cartas de notificação enviadas aos consumidores em vez dos números de débitos ativos na base do SCPC.
A série histórica do indicador está disponível em: http://www.boavistaservicos.com.br/economia/registro-de-inadimplencia/
Sobre a Boa Vista SCPC:
A Boa Vista SCPC é uma empresa que oferece as melhores soluções para a tomada de decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, e para prevenção contra fraudes. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas, e registra mais de 42 milhões de transações de negócios por dia.
É a única empresa que oferece ao consumidor a consulta gratuita de seus débitos pela internet (www.consumidorpositivo.com.br), registrados em seu banco de dados. Também atua no mercado de segurança eletrônica de transações e identificação, provendo serviços de certificação digital.
Está presente em todo o Brasil por meio de escritórios regionais e distribuidores, além da parceria com mais de 2 mil entidades representativas do comércio, da indústria e do setor de serviços. Inovadora e controlada por brasileiros, a Boa Vista SCPC opera também o Cadastro Positivo no País e investe continuamente em tecnologia de ponta para atender à sua crescente carteira de clientes em todo o território nacional.
Boa Vista SCPC: consumidores e empresas do mesmo lado.
Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.