• Agenda
  • Arbitac
  • Atendimento ao Consumidor
  • LGPD
  • Notícias
  • Imprensa
  • Instituto do Barão
  • Sobre a ACP
  • Produtos e Serviços
  • Blog
  • Área do Associado
  • 2ª Via Boleto
  • Busca
  • Torne-se Sócio
CLIQUE AQUI E ASSOCIE-SE
ÁREA DO ASSOCIADO
Login:
Senha:

Notícias

Voltar para todas as postagens

<
Ir para a última postagem >

Dia dos namorados em Curitiba deve movimentar setores de vestuário e gastronomia

30 de maio de 2016 | Escrito por ACP

Apesar da expectativa de queda nas vendas, valor do presente deve ser de R$116

O movimento do comércio motivado pelas compras de Dia dos Namorados em Curitiba deve apresentar queda de 14% com relação ao mesmo período do ano passado, conforme revelou a pesquisa ACP/ Datacenso realizada entre os dias 23 e 24 de maio. A queda tem sido observada desde o ano passado, quando o índice chegou a 13 pontos percentuais negativos. A sondagem indicou a intenção majoritária dos entrevistados (33% e 28% respectivamente) de oferecerem ao namorado (a) roupas e jantar romântico.

Apesar de o consumidor estar mais cauteloso, o valor médio do gasto com o presente deve ser R$ 116 para apenas um felizardo, quantia alta, se comparada a outras datas comerciais em que os consumidores costumam presentear de 2 a 4 pessoas com este total de gastos. No ano passado, o valor médio foi R$118.

Os presentes mais procurados deverão ser roupas (33%), almoço/jantar (28%), perfumes (17%), chocolates/flores (17%),  noite romântica em hotel/motel (9%),  joia/ relógio (9%),  livros (7%), calçados (4%), viagem (3%), celular/smartphones (3%), eletrônicos (3%),  bolsas/acessórios (3%),  móveis/eletros (2%),  vinho (2%), outras citações (8%).

Mesmo com a queda, 47% dos empresários esperam que o movimento ao menos seja igual ao observado em 2015, mas a parcela de comerciantes pessimistas é de 35% para a data. Apenas 18% esperam superar o movimento do ano passado.

A sondagem envolveu 200 comerciantes, grande parte ocupando cargo de gerência de microempresas (com até 9 funcionários). Quanto ao perfil do consumidor curitibano entrevistado, mais da metade dos 200 consultados pertence ao gênero feminino, com faixa etária entre 18 a 35 anos e com renda familiar mensal entre R$880,00 a R$4.400,00.

Incentivo

Na intenção de alavancar as vendas, comerciantes declararam que farão algum tipo de promoção para atrair a clientela. Entre as formas mais citadas estão descontos para pagamento à vista (60%), distribuição de brindes/sorteio de prêmios (25%), campanha nacional da rede (17%), maior parcelamento no cartão (9%), promoções de produtos (9%), promoção “Sou louco por livros” (8%), promoção do tipo pague 1 e leve 2 (4%) e propaganda (4%).

A partir da pesquisa, tem se observado crescente queda da forma de pagamento à vista em dinheiro (7%), que aos poucos vem sendo substituída pela forma parcelada com cartão de crédito (36%), à vista no cartão de débito (29%), seguida de à vista com cartão de crédito (25%), à prazo no carnê (2%) e à vista em cheque (1%).

 

Galeria de Imagens

Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.

VER ACERVO
  • Institucional
  • História
  • Diretoria
  • Conselhos
  • Documentos
  • Notícias
  • Galeria de Imagens
  • Revista do Comércio
  • PRODUTOS E SERVIÇOS
  • Análise de Crédito
  • Negativação e Cobrança
  • Inteligência de Mercado
  • Cadastro Positivo
  • Valida ID
  • Arbitac
  • Locação de Espaços
  • Benefícios
  • Unimed Saúde
  • Myrp | Sistema de Gestão
  • Redução Energia
  • VR Benefícios
  • Certificado Digital
  • Meios de Pagamento
  • Seguro de Vida Empresarial

ASSOCIE-SE

SOLICITAÇÃO DE CANCELAMENTO

TRABALHE CONOSCO

CONTATO

ÁREA DO COLABORADOR

Rua XV de Novembro, 621
Curitiba
CEP: 80020-310

(41) 3320-2929

© Copyright Associação Comercial do Paraná - Todos os direitos reservados

Certificado e desenvolvido por Explay Web Agency

Utilizamos cookies, em conjunto com nossos parceiros, para aprimorar sua navegação em nosso site. Isso inclui analisar a audiência e o desempenho, exibir publicidade e conteúdo personalizados (inclusive com base na sua localização), e facilitar sua interação com nossas redes sociais.
Você tem total controle sobre suas preferências! Acesse a seção "gerenciar os cookies" em nosso site para personalizar suas escolhas a qualquer momento.
Para informações detalhadas sobre como seus dados são utilizados, consulte nosso Aviso de Privacidade
OkPolítica de privacidade