• Agenda
  • Arbitac
  • Atendimento ao Consumidor
  • LGPD
  • Notícias
  • Imprensa
  • Instituto do Barão
  • Sobre a ACP
  • Produtos e Serviços
  • Blog
  • Área do Associado
  • 2ª Via Boleto
  • Busca
  • Torne-se Sócio
CLIQUE AQUI E ASSOCIE-SE
ÁREA DO ASSOCIADO
Login:
Senha:

Notícias

Voltar para todas as postagens

<
Ir para a última postagem >

Retrato do Barão do Serro Azul é doado para o Clube Curitibano pela ACP

29 de out de 2019 | Escrito por ACP

A Associação Comercial do Paraná fez a doação do retrato do Barão do Serro Azul para o Clube Curitibano. O ato aconteceu em solenidade no Teatro Alcides Munhoz, na sede do clube, na Rua Getúlio Vargas, na última segunda-feira (28/10). A coordenadora do Conselho de Cultura, Flávia Simões, representou a ACP no evento. Ela fez a entrega de cópia do óleo sobre tela feito pelo artista José Daros ao presidente do Clube Curitibano, Renato Ramalho. Em seguida, convidados da ACP e do Clube Curitibano assistiram ao filme “O Preço da Paz”, dirigido por Paulo Morelli em 2003, que tem no elenco Herson Capri, Lima Duarte, Giulia Gam, José de Abreu, Camila Pitanga, Danton Mello, entre outros. A película conta a história dos últimos tempos de vida do Barão do Serro Azul, o episódio da negociação com os maragatos na Revolução Federalista do fim do século XIX, para preservar Curitiba da destruição e que acabou lhe causando a acusação de traição.

Flávia Simões destacou que a ACP já doou o retrato do Barão para locais importantes na vida de Ildefonso Pereira Correia, como a Junta Comercial do Paraná; o Cine Passeio, cujo imóvel foi sede da Impressora Paranaense; para a Câmara Municipal de Curitiba, que o Barão presidiu; o Solar do Barão, que foi a residência dele até o fim de sua vida e finalmente o Clube Curitibano, que ele ajudou a fundar e foi o primeiro presidente a pedido do idealizador Romão Rodrigues Branco. O presidente do clube, Renato Ramalho, disse que o Clube Curitibano e a Associação Comercial do Paraná são instituições irmãs, pois foram fundadas pelo Barão. Ele destacou que o patrono das duas instituições era um agregador, que protegeu Curitiba, evitou sua destruição durante a Revolução Federalista e acabou acusado de traição, sendo executado na estrada de ferro entre Curitiba e Paranaguá há 125 anos. “Agradecemos à ACP pela cessão do retrato do Barão, o único paranaense a figurar no Panteão da Pátria, como herói nacional”, disse o presidente Ramalho.

Galeria de Imagens

Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.

VER ACERVO
  • Institucional
  • História
  • Diretoria
  • Conselhos
  • Documentos
  • Notícias
  • Galeria de Imagens
  • Revista do Comércio
  • PRODUTOS E SERVIÇOS
  • Análise de Crédito
  • Negativação e Cobrança
  • Inteligência de Mercado
  • Cadastro Positivo
  • Valida ID
  • Arbitac
  • Locação de Espaços
  • Benefícios
  • Unimed Saúde
  • Myrp | Sistema de Gestão
  • Redução Energia
  • VR Benefícios
  • Certificado Digital
  • Meios de Pagamento
  • Seguro de Vida Empresarial

ASSOCIE-SE

SOLICITAÇÃO DE CANCELAMENTO

TRABALHE CONOSCO

CONTATO

ÁREA DO COLABORADOR

Rua XV de Novembro, 621
Curitiba
CEP: 80020-310

(41) 3320-2929

© Copyright Associação Comercial do Paraná - Todos os direitos reservados

76.583.004/0001-01

Certificado e desenvolvido por Explay Web Agency

Utilizamos cookies, em conjunto com nossos parceiros, para aprimorar sua navegação em nosso site. Isso inclui analisar a audiência e o desempenho, exibir publicidade e conteúdo personalizados (inclusive com base na sua localização), e facilitar sua interação com nossas redes sociais.
Você tem total controle sobre suas preferências! Acesse a seção "gerenciar os cookies" em nosso site para personalizar suas escolhas a qualquer momento.
Para informações detalhadas sobre como seus dados são utilizados, consulte nosso Aviso de Privacidade
OkPolítica de privacidade