Pesquisa feita pela ACP mostra que mais de 80% dos empresários apoiam projeto para acabar com horário fixo do comércio
07 de jun de 2022 | Escrito por ACP
Pesquisa feita pela Associação Comercial do Paraná junto aos seus associados mostra que a proposta de flexibilização do horário do comércio é bem aceita pelos empresários do setor varejista de Curitiba: 83% se disseram favoráveis e apenas 17% contrários. Projeto de lei de iniciativa das vereadoras Amália Tortato e Indiara Barbosa, ambas do partido Novo, está tramitando na Câmara Municipal com o objetivo de liberar o funcionamento do comércio de rua de Curitiba em qualquer horário e dia de semana, inclusive em feriados nacionais, estaduais e municipais, de forma facultativa.
Conforme Indiara Barbosa, “a intenção é dar mais liberdade aos lojistas e mais opções aos consumidores. A demanda deve ditar o horário de funcionamento dos comércios, não uma lei”. O projeto tem o apoio da ACP, que há vários anos já vem sugerindo esta discussão às autoridades.
O próprio presidente Camilo Turmina sustentou a proposta em audiência na Câmara. “Estamos convencidos de que trará benefícios a toda a cidade e segmentos, possibilitando até mesmo desafogar o transporte coletivo e o trânsito nos horários de pico, já que a lei autorizaria melhor distribuição dos horários de trabalho nos diversos segmentos”. Segundo Turmina, superlotação nos horários de pico prejudica a população e “impacta diretamente na formação da tarifa, pois a frota precisa ser dimensionada em função da pressão de determinados horários em que há excesso de passageiros”.
Ainda de acordo com a pesquisa da ACP, os empresários apontaram os seguintes impactos positivos caso a proposta seja aprovada: aumento de vendas, mais tempo e opções para os consumidores, melhora da mobilidade e mais segurança.
Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.