ACP se reúne com empresários e representantes da segurança pública para discutir a implantação de câmeras de monitoramento
15 de set de 2022 | Escrito por ACP
Dando continuidade ao projeto de apoio das forças de segurança do Estado do Paraná e da Prefeitura de Curitiba, o presidente e demais membros da Associação Comercial do Paraná – ACP se reuniram na manhã desta quinta-feira (15) com empresários e comerciantes da capital. O encontro visou apresentar o projeto e angariar apoio dos empresários para a implantação de câmeras de monitoramento no exterior de lojas e demais pontos comerciais cujo as imagens serão compartilhadas entre empresários e o Poder Público, contribuindo com o trabalho de segurança pública e combate a furtos e roubos.
O projeto compreende a implantação das câmeras a um preço mais baixo no mercado (aproximadamente R$ 140 por equipamento) em pontos estratégicos da região central da capital que foram mapeados e indicados pela Guarda Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar. “Equipamentos esses que estamos incentivando os empresários a colocar nos seus estabelecimentos para contribuir com as forças de segurança. Eles gravam 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive com som, possibilitando ouvir as conversas em caso de alguma suspeita e identificar infratores”, disse o presidente da ACP, Camilo Turmina.
Para isso, a ACP irá financiar por um período de seis meses a manutenção de 20 câmeras próximas à entidade para testes e com o objetivo de fomentar para que demais empresários também façam o mesmo. “Os equipamentos são de última geração e não necessita de cabeamento, o que facilita sua instalação em prédios históricos, dependendo apenas da cessão de rede wifi dos comerciantes para que as imagens possam ser carregadas para uma nuvem, onde ficarão gravadas por sete dias e que todos os empresários e os representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal e demais órgãos de segurança pública também terão acesso”, disse Áureo, a empresa EPV que instalará os equipamentos.
Para o investigador Maurício, da Polícia Civil, o estado já conta com a Muralha Digital que contribui com o combate ao crime, mas as novas câmeras vão contribuir para comprovar os delitos cometidos. “Essas câmeras serão muito úteis principalmente no conjunto comprobatório para provar a infração cometida no ato do julgamento das prisões realizadas˜, disse.
O projeto apresentado aos empresários é resultado de um trabalho de anos da ACP para contribuir com a gestão da cidade e a segurança. “Nós discutimos com a Guarda Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar a melhor maneira de contribuir com a segurança que afugenta as pessoas e eles fizeram um trabalho fantástico de mapeamento dos pontos estratégicos para a segurança da nossa cidade”, destacou a representante do Conselho de Segurança – CONSEG do centro de Curitiba e coordenadora da Câmara Setorial de Saúde, Malu Gomes.
Rafaela Lupion, administradora da Regional Matriz da Prefeitura de Curitiba, o trabalho em conjunto do Poder Público com a iniciativa privada só vem a contribuir para o cuidado com a cidade. “Nós discutimos com todas as forças de segurança para melhorar o monitoramento de segurança e contamos com esse trabalho maravilhoso que a ACP vem desenvolvendo. Nós só temos que agradecer a essa associação que contribui com a nossa sociedade e a gestão da nossa cidade”, disse.
A partir de agora, a ACP irá coordenar e trabalhar como uma ponte entre os empresários, a empresa que fornece o equipamento e as forças de segurança facilitando a instalação das câmeras de monitoramento e o compartilhamento das imagens com os órgãos de segurança pública.
Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.