Câmaras Setoriais trazem case da Porto que destaca inovação e olhar atento à experiência do cliente
16 de maio de 2025 | Escrito por ACP
A edição de maio da Reunião das Câmaras Setoriais da Associação Comercial do Paraná (ACP) teve um convidado encarregado de trazer uma perspectiva estratégica e inovadora para os participantes: Luiz Arruda, Vice-Presidente Comercial e de Marketing da Porto. Com uma carreira de mais de 23 anos no mercado de marketing corporativo e passagens por grandes empresas como Gillette, Ticket, Ambev, além de ter fundado sua própria agência e atuado na internacionalização da alemã Avantgard, Arruda compartilhou aprendizados valiosos sobre a mudança do relacionamento com o consumidor na era digital.
Hoje à frente da transformação do posicionamento da marca Porto — tradicional seguradora brasileira que está no Paraná desde 1979 — Luiz Arruda lidera uma agenda de inovação voltada para tornar a empresa uma lifetech brand: um ecossistema de soluções tecnológicas integradas, centradas na vida das pessoas e no suporte oferecido aos corretores. Seu foco está claro: colocar o cliente no centro de tudo.
Durante sua palestra, Arruda provocou reflexões profundas sobre as mudanças na jornada e no comportamento do consumidor, destacando a crescente demanda por personalização, agilidade e conexão emocional com as marcas. “O consumidor de hoje quer ser entendido de forma individual. Tecnologia, dados e empatia são os grandes pilares para construirmos experiências memoráveis e relações duradouras”, afirmou.
Para ilustrar essa abordagem, ele apresentou cases emblemáticos de marcas como Apple, Magalu e Cacau Show, que revolucionaram seus setores ao ouvir seus clientes e colocar a experiência como prioridade estratégica.
“A Porto caminha no mesmo sentido, oferecendo hoje uma ampla gama de soluções — de seguros a consórcios — com mais de 1,4 mil oficinas referenciadas, frota de mais de 2,5 mil guinchos, 340 centros automotivos e mais de R$ 8,4 bilhões em indenizações pagas em seguro automotivo”, disse. “No entanto, deixo como recado principal que entender o cliente profundamente é o caminho para gerar valor real e construir marcas fortes, humanas e duradouras”, concluiu.
“Fico muito feliz em ver a Casa cheia para ouvir nosso ilustre palestrante, com uma história emocionante. Este é o nosso objetivo, levar referências e inspirações a todos que aqui frequentam”, resumiu o Coordenador das Câmaras Setoriais da ACP, Fabio Assahi.
Ao final do encontro, Arruda anunciou uma parceria exclusiva da Porto com a ACP, válida por tempo limitado, como forma de estreitar ainda mais o relacionamento com os associados da entidade:
• Até 31 de maio, os associados contarão com 35% de redução nas parcelas até a contemplação no consórcio Porto Bank;
• Até 10 de junho, todos os serviços da Porto terão 10% de desconto para associados da ACP, e 20% adicionais para pagamentos com o cartão Porto Bank.









Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.