Painel em homenagem ao Barão do Serro Azul é entregue oficialmente pela ACP
02 de jul de 2025 | Escrito por ACP
A Associação Comercial do Paraná (ACP) entregou oficialmente, nesta terça-feira (01), o painel artístico instalado na fachada de seu prédio histórico em Curitiba, em homenagem a seu fundador, Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul. A inauguração integra a programação dos 135 anos da entidade e marca um importante gesto de valorização da memória, da arte urbana e da identidade paranaense.
Assinada pelo muralista e grafiteiro curitibano Fernando Ferlim (Gardpam), a obra dialoga com elementos simbólicos do Paraná, como a araucária e a rosácea, em tons de preto e branco. O painel harmoniza com a estética clássica dos edifícios vizinhos da Rua XV, como o prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e o dos Correios, integrando-se ao coração cultural e comercial da cidade.
Durante o evento de inauguração, o presidente da ACP, Antônio Gilberto Deggerone, destacou a importância da obra como um presente para a cidade e um tributo ao legado do Barão do Serro Azul. “Comemoramos 135 anos com este mural na nossa fachada, que ficou belíssimo. Ao Gardpam, nos-sa gratidão por entender e transmitir com sensibilidade a missão da ACP à sociedade. O Barão de-fendeu Curitiba com coragem. Nós, do comércio, seguimos esse exemplo, trabalhando em parceria com o poder público para termos dias melhores e enfrentarmos juntos os desafios”, declarou.
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, agradeceu à ACP pela iniciativa e ressaltou o impacto positivo da obra na revitalização do centro histórico. “Parabéns à ACP por este presente à cidade. Este mural valoriza nossa história, embeleza o centro e reforça o cuidado com o nosso dia a dia”, disse. Ele lembrou que a Prefeitura investirá R$ 30 milhões na reforma do Solar do Barão, criando um corredor cultural que ligará o solar ao Estúdio Riachuelo, fortalecendo ainda mais esse polo artístico e histórico. Também agradeceu o apoio da ACP à iniciativa Domingo no Centro, que tem atraído cada vez mais pessoas para a região central.
O vice-prefeito Paulo Martins exaltou o exemplo de liderança do Barão do Serro Azul. “Assumir responsabilidades é o verdadeiro legado. O Barão tinha tudo a perder, mas arriscou tudo para prote-ger sua comunidade. Seu fim foi trágico, mas seus feitos devem ser sempre exaltados. A sociedade precisa de referências e precisa entender quem somos”, resumiu.
Já o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Jr., destacou a relevância da arte urbana na preservação da memória e no engajamento das novas gerações. “O Barão nos inspira ao defender o patrimônio, e isso é defender a cultura e a história do nosso povo. Este é mais um painel do Gardpam, que também homenageou nomes como Leminski e Helena Kolody. A Fundação está à disposição para seguir ativando o centro da cidade com cultura”, citou.
Ao final da cerimônia, o Vereador Rodrigo Marcial entregou uma homenagem de Voto e Congratu-lações pelos 135 anos da ACP. “Esta entidade, que nasceu até mesmo antes da nossa Prefeitura, tem por trás um personagem que foi um verdadeiro herói, e cabe a nós enaltecer sua imagem”, encerrou.
O evento foi acompanhado por autoridades, imprensa, colaboradores e pelos ex-Presidentes da Casa, Antonio Miguel Espolador, Camilo Turmina, Gláucio Geara e Virgílio Moreira Filho.

Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.