Descarbonização de frotas pauta edição business do Café das Nações de Outubro
15 de out de 2025 | Escrito por ACP
O Diário Indústria & Comércio, em parceria com a Associação Comercial do Paraná, por meio de seu Conselho de Negócios e Relações Internacionais (Coninter-RI), promoveram nesta quarta-feira mais uma edição do tradicional Café das Nações – Versão Business, que teve como tema estratégico O Futuro da Mobilidade: Descarbonização de Frotas, pensado para gerar conexões, negócios e soluções sustentáveis.
Para dar as boas-vindas aos presentes, o coordenador do Conselho de Negócios e Relações Internacionais (CONINTER-RI), Monroe Olsen, ressaltou que o evento representa uma vitrine do Paraná para o mundo. “A participação dos empresários em iniciativas com o propósito de gerar valor para o Estado e para o país contribui significativamente para a ampliação de novos horizontes de negócios”, resumiu.
Em seguida, o professor Marcelo Grendel (presidente do Corpo Consular do Paraná e cônsul de Bangladesh), representando o vice-presidente da ACP, Antoninho Caron, usou a palavra. Ele relatou que teve a oportunidade de viajar à Coreia do Sul em uma missão oficial da Prefeitura de Curitiba para a cidade co-irmã de Suwon, vizinha de Seul. “Durante a visita, participei de uma rodada de negócios com empresários locais e representantes curitibanos. Nos intervalos das atividades, conversei com alunas de Relações Internacionais e, ao descobrirem que eu era professor, deixei de ser visto como empresário e me colocaram num pedestal”, lembrou. “Fui colocado em contato com o reitor de uma universidade, fizeram um tour comigo, ficou evidente o profundo respeito que a cultura asiática dedica aos educadores”, disse.
Ele contou que o país possui o sistema de ensino com a internet mais rápida do mundo, com aulas ocorrendo pela manhã e, à tarde, os estudantes se dividem em três turnos, dedicando-se ao aprendizado de língua estrangeira, esportes e música. Dessa forma, ao ingressarem na universidade, já são fluentes nessas três áreas. “Essa estrutura reflete um país que realiza grandes investimentos em educação, compreendendo que são os professores os responsáveis por formar os profissionais que geram emprego e riqueza. A educação é a base de tudo, o restante vem como consequência”, concluiu.
“Este é um espaço criado com o propósito de aproximar pessoas, compartilhar ideias e gerar oportunidades. Ao promover o diálogo sobre este tema essencial para o presente e para o futuro, reforçamos o compromisso de mais de quatro décadas do Indústria & Comércio com o desenvolvimento econômico e com iniciativas que contribuem para uma sociedade mais responsável e inovadora”, afirmou Irene Martins, diretora do jornal. O Café das Nações Business contou com a participação do vice-coordenador da Coninter, Antônio Guil; e dos cônsules Alejandro Ocampo (Argentina), Andreia Vianna (Luxemburgo), Celso Riquelme (Paraguai) e Marcelo Grendel (presidente do Corpo Consular do Paraná e cônsul de Bangladesh). Como patrocinadores, o evento teve a Apolar, Correios, Mundial e Ouribank, e o apoio da Rede Consciência Nações Mercado.











Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.