Comércio teve queda de 4% nas vendas de setembro
09 de out de 2013 | Escrito por ACP
Movimento caiu em relação a agosto em face da instabilidade da economia
De acordo com sondagem conjuntural do comércio de Curitiba, realizada pelo Instituto Datacenso para a Associação Comercial do Paraná (ACP), houve queda de 4% nas vendas de setembro em relação a agosto. Os pesquisadores entrevistaram 200 comerciantes e 200 consumidores entre os dias 1 e 3 de outubro. Os consumidores foram distribuídos em partes iguais quanto ao gênero, variando a faixa etária entre 18 a 45 anos e a renda familiar mensal entre R$ 1.245 a R$ 6.220.
O economista Cláudio Shimoyama explica que os comerciantes atribuem a fatores como as condições climáticas, que seguraram as vendas da nova coleção (50%), economia estagnada, que contribui para o aumento dos valores dos produtos da nova coleção (20,4%), a recente comemoração do Dia dos Pais e o fato de setembro não ter data comemorativa aliado à greve bancária (27,8%), contribuíram para a queda do movimento. Assim como a queda nas vendas, 77% dos consumidores se revelaram insatisfeitos quanto ao nível de satisfação geral ao atendimento.
O valor das compras do consumidor curitibano no mês de setembro ficou em torno de R$ 242,25, com queda em relação a agosto (R$ 255,10). Em contrapartida houve também crescimento significativo de 25% da taxa de inadimplência em relação ao mês anterior.
Os itens mais procurados foram vestuário (28%), calçados (27%) e brinquedos (12%). A preferência pelo pagamento à vista em dinheiro, seguido de parcelado com cartão de crédito, também cresceu.
Já o grau de satisfação quanto a qualidade dos produtos aumentou para 90% no mês de setembro, ao passo que o índice de confiança do consumidor curitibano também aumentou em 8%, mesmo com a inflação.
A pesquisa constatou também que na avaliação de 72% dos comerciantes ouvidos o Dia das Crianças promete alavancar as vendas de outubro, enquanto para 21% o aquecimento virá com a mudança de estação, sendo que 12% optam pelos novos lançamentos e coleções.
NATAL
A três meses do Natal os comerciantes curitibanos se mostram otimistas e esperam ter um aumento de 8% nas vendas em relação ao ano passado.
Segundo eles, os fatores que irão contribuir são o lançamento de novos produtos e coleções (29%), promoções de final de ano (24%) e investimento em mídia e publicidade (13%). Quanto à mão-de-obra sazonal para auxiliar o atendimento, 55% dos comerciantes pretendem contratar.
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