Empresas apresentam boas práticas em ESG durante painel
30 de ago de 2023 | Escrito por ACP
Um dos termos mais comentados no âmbito corporativo na atualidade, o ESG foi tema de painel promovido pela Câmara Setorial da área na Associação Comercial do Paraná – ACP. O evento aconteceu nesta quarta-feira (30) e reuniu três empresas com seus cases de sucesso, além do Governo do Estado.
Na abertura do encontro, a coordenadora da Câmara Setorial de ESG, Silvia Elmor, lembrou que esta é a primeira iniciativa do ramo nas entidades associativistas do estado. “O nosso objetivo é ampliar a discussão sobre boas práticas em ESG, especialmente para o comércio, que pode encontrar na área uma oportunidade de inovação e, inclusive negócios. Com o ESG, ganham as pessoas, o planeta e as empresas”, disse.
ESG é o termo utilizado para designar a governança ambiental, social e corporativa, tema que foi exposto pelo Secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge. “Precisamos atender às demandas sem comprometer o futuro. Neste sentido, temos orgulho em afirmar que o Paraná é considerado o estado mais sustentável do Brasil”, destacou. Atualmente, o território paranaense ocupa a 1ª colocação em coleta seletiva e destinação de resíduos sólidos e o 2º lugar em reciclagem de resíduos sólidos.
Cases de sucesso
O evento trouxe a head de Sustentabilidade da Portobello Grupo, Scheila Orlandi, que apresentou a jornada ESG da indústria catarinense de pisos e revestimentos. Entre diversas iniciativas que abrangem o compromisso com a sustentabilidade e pluralidade, destaque para o Selo Leed Platinum da loja Portobello Shop localizada no bairro Jardim Social, em Curitiba. “Trata-se da mais alta certificação na área e conquistamos diante de diversos aspectos, como a autossuficiência em energia elétrica, reutilização de água da chuva, entre outros requisitos”, ressaltou Scheila. A Portobello também está alinhada com o Pacto Global da ONU, entre outras certificações.
A sócia-fundadora da All Me Biocosméticos, Priscilla Criminascio, falou sobre a empresa, que produz cosméticos personalizados na modalidade clean beauty. “Trabalhamos sem produtos nocivos para o organismo, além de priorizar a utilização de óleos e extratos naturais na sua composição. Temos fornecedores homologados e todos são testados por nós antes de ir ao mercado”, contou. A All Me também possui diversos selos sustentáveis, como o “Eu Reciclo”.
Outro case apresentado foi o da Mocloa, que produz chás com um enfoque de lifestyle e autocuidado. A gerente de marketing, Fernanda Gobbi, enfatizou as ações sustentáveis e sociais da marca: “pelo produto feito por nós, já utilizamos os produtos mais naturais possíveis, mas também temos a famosa lata do chá que é reutilizável e reciclável, além de não contarmos com insumos tóxicos”, destacou. A Moncloa também lançou o chá “Pequeno Príncipe” com um produto social, com parte das vendas destinadas para o hospital da capital. “Tivemos as vendas triplicadas deste chá e estamos contribuindo com uma causa nobre, que também é parte essencial do ESG”, destacou.
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