Fernando Fontana recebe Troféu Prata da Casa ACP
27 de jul de 2023 | Escrito por ACP
O advogado, administrador e bisneto de Idelfonso Pereira Correira, o Barão do Serro Azul, Fernando Fontana, recebeu, nessa quarta-feira (26), da Associação Comercial do Paraná – ACP o Troféu Prata da Casa. A premiação é um reconhecimento e homenagem àqueles que se destacam na dedicação e atuação em prol do desenvolvimento do comércio e das causas da ACP.
“Nós temos o prazer e orgulho de conceder a homenagem Prata da Casa ao Francisco Fernando Fontana, pela sua dedicação voluntária em prol desta entidade. Uma pessoa humilde e que cada vez que conhecemos melhor, admiramos mais”, disse o presidente da ACP, Antonio Gilberto Deggerone.
Ele também lembrou sobre a importância do associativismo e do legado deixado pelo Barão do Serro Azul e que segue sendo deixado por seu bisneto. “Nós carregamos em nossos bolsos um cartão de visitas da ACP que traz a frase do Barão que diz: ‘De nada adiantaria a iniciativa de alguns, se não fosse a união de muitos’. Para mim, isso é o fundamento do associativismo em todos os níveis”, contou Deggerone.
Além dos laços sanguíneos com o fundador da entidade, Fernando Fontana tem uma longa relação com a ACP, onde participa há mais de 30 anos. Foi um dos diretores mais jovens da casa com pouco mais de 25 anos, como 2º Secretário, na gestão do presidente Oscar Schrapp Sobrinho, em meados de 1960. Também exerceu funções executivas em empresas nacionais e multinacionais em Curitiba e São Paulo. Entre outras funções de grande importância para o desenvolvimento do Paraná e do Brasil, Fontana foi também secretário de estado da Indústria e do Comércio, secretário de estado do Interior, secretário de estado da Administração do Paraná, diretor presidente do INSS.
“Independentemente de ser bisneto do Barão, Fernando Fontana conquistou o seu espaço e o reconhecimento da sociedade paranaense pela defesa do comércio e do desenvolvimento do estado. Foi uma das primeiras pessoas do Paraná a fazer mestrado nos Estados Unidos, na área de marketing, que era uma coisa desconhecida, e estudou em outros locais do país por mérito que hoje é reconhecido pela ACP”, destacou o vice-presidente da entidade, Antoninho Caron, que também é Presidente do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, instituição que também foi presidida pelo homenageado entre os anos de 1988 e 1992 e 2002 e 2006.
Um reconhecimento que, para o homenageado, é motivo de orgulho e felicidade. “Muito me enaltece a presença das pessoas aqui e o recebimento deste prêmio. Ser bisneto do Barão não me enaltece, me aumenta ou dignifica porque o Barão é o patrono de todos os paranaenses. Ele não pertence à família, pertence a cada um dos paranaenses, cada um de nós presentes nessa sala ou lá fora que nem sabe disso. Dele nós já sabemos bastante e devemos nos ater não só à sua história, mas ao seu exemplo. Ele foi não apenas o mártir da nossa história, mas uma pessoa de valor extraordinário”, disse.
Fontana também lembrou algumas de suas experiências e histórias de vida e de atuação profissional, em que as circunstâncias proporcionaram aprendizados e feitos. “Certamente cometi mais erros do que acertos, mas eu aprendi. A minha participação na Associação Comercial começou cedo e fui responsável pela Câmara Agropecuária que era um dos setores que a entidade tinha. Por isso também, devo algumas coisas que vivi e funções públicas que exerci por indicações diretas e indiretas de presidentes dessa casa e, por isso, também sou grato”, concluiu.


















Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.