Financeiras e lojistas de veículos se unem na ACP para impulsionar segurança e inovação no setor de seminovos
27 de maio de 2026 | Escrito por ACP
Encontro reuniu 70 especialistas e representantes do setor para retomar os trabalhos da Câmara Setorial de Veículos, com foco no combate a fraudes e na valorização do mercado de usados.
Um novo capítulo foi escrito na última terça-feira (26/05) para o comércio de veículos seminovos e usados no Paraná. Promovido na sede da ACP (Associação Comercial do Paraná), o reencontro da Câmara Setorial de Veículos reuniu 70 participantes, incluindo lojistas, representantes das principais financeiras, equipe do Detran-PR, diretoria da Assovepar (Associação dos Revendedores de Veículos do Paraná), empresários e especialistas do setor.
A iniciativa, liderada por Antonio Gilberto Deggerone — ex-presidente da ACP e atual vice-presidente da Assovepar —, tem como objetivo central ampliar a segurança nas operações de financiamento, coibir fraudes e promover um ambiente mais transparente e saudável para lojistas, compradores e instituições financeiras.
Além das preocupações econômicas, a Câmara Setorial busca fortalecer a imagem do segmento de seminovos e usados, ampliando o diálogo com órgãos públicos, entidades financeiras e instituições reguladoras. A proposta é construir soluções conjuntas que beneficiem toda a cadeia.
“Este é um momento oportuno para mudanças estruturais no setor, que tragam mais segurança para quem compra, vende ou financia veículos. A participação expressiva de hoje mostra que o mercado está maduro e pronto para essa transformação. Com a união de todos, vamos melhorar as operações e oferecer mais proteção ao consumidor final”, afirmou Deggerone.
O presidente da Assovepar, César Lançoni Santos, apoiou a iniciativa, reforçando a importância da soma de esforços e compartilhamento de informações por parte das financeiras sobre fraudes e golpes que estejam acontecendo, além de orientações que a financeiras em conjunto com a Assovepar possam passar para os lojistas para que possam se proteger e alertar o consumidor.
A nova composição da Câmara Setorial de Veículos, que terá a frente Carlos Eduardo Duarte – como coordenador e Carlos Pzebeowski – como 1º vice-coordenador, representa um marco de cooperação institucional e promete acelerar avanços regulatórios e práticos para um dos segmentos mais dinâmicos da economia paranaense.






Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.