Inadimplência do consumidor recua 0,2% em março, revela Boa Vista SCPC
09 de abr de 2015 | Escrito por ACP
No acumulado em 12 meses, a inadimplência subiu 2,0%
09 de abril de 2015 – A inadimplência do consumidor em março de 2015 recuou 0,2%, na comparação com o mês anterior (fev/15), considerando os dados com ajuste sazonal, em todo o país, de acordo com os dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) divulgados pela Associação Comercial do Paraná. No primeiro trimestre de 2015, o indicador apresentou elevação de 1,3%, em comparação ao mesmo período de 2014.
Na comparação dos valores acumulados em 12 meses (variação entre o acumulado de abr/14 a mar/15 contra os 12 meses antecedentes) houve elevação de 2,0%, pouco abaixo do valor obtido nos dois meses anteriores (2,8%). Na comparação interanual (mar/15 contra mar/14), a inadimplência do consumidor apresentou queda de 1,9%.
O valor médio das dívidas incluídas em março de 2015 foi de R$1.123,00, após ajustes estatísticos.
Apesar de a avaliação mensal ter demonstrado estabilidade, a tendência de longo prazo – evidenciada pelos valores acumulados em 12 meses – continuou apresentando elevação, fato que deverá ser acompanhado mais cautelosamente nos próximos meses. O indicador oficial de inadimplência divulgado pelo Banco Central (referente à categoria de recursos livres destinados ao consumidor) tem se mostrado estável.
A expectativa da Boa Vista SCPC é de que ao final de 2015 os registros de consumidores inadimplentes mantenham a tendência de 2014, obtendo ligeiro crescimento, em torno de 3% no ano de 2015. Para a taxa de inadimplência oficial, a expectativa (com base na nova série, revisada) é de 5,8% de inadimplência do total de recursos do sistema.
Regiões
Na análise regional, o resultado mensal na série com ajuste sazonal apresentou a seguinte configuração: Nordeste (7,1%), Norte (2,0%), Sul (0,8%), Sudeste (-2,0%) e Centro-Oeste (-3,9%).
Varejo
Quando considerado apenas o setor de varejo, o indicador nacional registrou elevação de 3,4% em março de 2015, na comparação mensal, descontados os efeitos sazonais. Mantida a base de comparação, as regiões apresentaram a seguinte configuração: Nordeste (9,7%), Sul (9,0%), Norte (8,3%), Sudeste (0,8%) e Centro-Oeste (-3,5%).
Metodologia
O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas informados à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.
A série histórica deste indicador se inicia em 2011 e está disponível em: http://www.boavistaservicos.com.br/economia/registro-de-inadimplencia/
Sobre a Boa Vista SCPC
A Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) é uma empresa que oferece as melhores soluções para a tomada de decisões sustentáveis de crédito e gestão de negócios, a serviço de empresas e consumidores. Sua base de dados contém mais de 350 milhões de informações comerciais sobre consumidores e empresas, e registra mais de 42 milhões de transações de negócios por dia.
A empresa coloca à disposição dos brasileiros serviços que os ajudam a cuidar bem do nome, a prevenir-se contra fraudes e usar o crédito de forma sustentável. É a única empresa que oferece ao consumidor a consulta gratuita pela Internet (site www.consumidorpositivo.com.br) de seus débitos ou pendências financeiras registrados no banco de dados. Também atua no mercado de segurança eletrônica de transações e identificação, provendo serviços de certificação digital.
Está presente em todo o Brasil por meio de escritórios regionais, distribuidores, representantes e parcerias com mais de 2,2 mil entidades de classe. Inovadora e controlada por brasileiros, a Boa Vista SCPC opera o Cadastro Positivo no País e investe continuamente em tecnologia de ponta para atender à sua crescente carteira de clientes em todo o território nacional.
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