ACP | Associação Comercial do Paraná

Executivo fala a jovens empresários sobre liberalismo

O empresário Hélio Marcos Coutinho Beltrão, graduado em finanças com MBA pela Universidade de Columbia (Nova York), discorreu sobre sua experiência no âmbito da fundação e administração de empresas e na vivência do liberalismo político, em conferência para um grupo que lotou o espaço da Sala Magna da Associação Comercial do Paraná (ACP), na noite dessa segunda-feira (25).

Filho do ex-ministro Hélio Beltrão, que se notabilizou há algumas décadas pelo êxito da política de desburocratização e simplificação das normas legais impostas aos empresários de modo geral, o expositor veio a Curitiba numa iniciativa da Fundação Estudar, Vox Brasilis, Gutjahr&Schio, Geld, IDL e Conselho de Jovens Empresários (CJE).

O conferencista foi apresentado aos ouvintes pelos advogados João Guilherme Duda, coordenador do CJE e Paulo Rocha Loures, criador do Vox Brasilis, como “um homem à frente de sua época e exemplo para a elite empresarial brasileira que está em busca de novas lideranças”.

Beltrão foi executivo do Banco Garantia, Mídia Investimentos e Sextante Investimentos, além de fundador e membro do conselho consultivo do Instituto Millenium e presidente do Instituto Mises do Brasil, uma organização não governamental. É também membro do conselho de administração da Le Lis Blanc, Metalfrio e sócio-proprietário da Ultrapar (Postos Ipiranga, Ultragaz, Oxiteno, Ultracarga e Extrafarma.

A Ultrapar é um dos maiores grupos empresariais do país, com posição de liderança em seu mercado de atuação, tais como a distribuição de combustíveis (Postos Ipiranga e Ultragaz), indústria química, armazenagem para graneis líquidos e varejo farmacêutico.

O grupo conta atualmente com 13 mil funcionários diretos e operações em todo o território nacional, possuindo por meio da Oxiteno unidades industriais nos Estados Unidos, Uruguai, México e Venezuela, assim como escritórios comerciais na Argentina, Bélgica, China e Colômbia.

No campo político, o executivo Hélio Coutinho Beltrão exerce importante papel na liderança e ressurgimento do movimento liberal, especialmente à frente do Instituto Mises do Brasil, percorrendo o país para difundir as ideias e valores da liberdade de expressão política.