Outubro Rosa, prevenção é sempre a melhor opção
01 de out de 2020 | Escrito por ACP
Em live transmitida pelas redes sociais na manhã da quinta-feira 01/02, a Associação Comercial do Paraná abriu oficialmente as ações do Outubro Rosa. Deste 2010 a ACP participa desta campanha, que tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Iniciado nos Estados Unidos, atualmente é um evento internacional de grande repercussão.
O Conselho da Mulher Empresária, coordenado por Albanir Franco, é o responsável pela campanha na ACP. Durante a Live, a empresária Regina Arns anunciou o lançamento do UMA – Movimento Integrado para o Empoderamento das Mulheres, “uma proposta inédita no Brasil, formado pela união de grupos, organizações, empresas e entidades que representam a Mulher e querem valorizar ações e iniciativas em nome de suas causas, especialmente durante o Outubro Rosa”. O presidente Camilo Turmina falou de sua experiência pessoal vitoriosa de luta contra o câncer.
Logo após abertura, colaboradores da entidade e integrantes do CME percorreram a Rua XV distribuindo milhares de máscaras na cor rosa e panfletos com orientações sobre prevenção.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, do Ministério da Saúde, o Brasil figura na segunda faixa mais alta de incidência de câncer de mama entre os todos os países com uma taxa de 62,9 casos por 100 mil mulheres (taxa padrão utilizada mundialmente). Os países são agrupados em cinco faixas.
Quanto à taxa de mortalidade de câncer de mama, o Brasil está situado na segunda faixa mais baixa com uma taxa de 13 por 100 mil, ao lado de países desenvolvidos como EUA, Canadá e Austrália, e melhor de que alguns deles, como a França e o Reino Unido.
Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.