Palestra na ACP aborda o consórcio como chave para planejamento patrimonial
04 de jul de 2024 | Escrito por ACP
A vice-presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP) e coordenadora do Conselho da Mulher Empresária, Albanir Fracaro, deu as boas-vindas aos presentes em evento que abordou o tema “Consórcio: a chave para um planejamento financeiro e patrimonial”. A palestra foi apresentada por Bebel Rispoli e Aldo Eric Pinto, respectivamente Diretora e Gerente Comercial do Consórcio Araucária, na noite desta quarta-feira (03.07), na sede da ACP, em Curitiba.
“Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve. Sem planejamento, ficamos sem ver as circunstâncias. E, com o planejamento, transformamos o que queremos em realidade, de maneira concreta e sustentável. A meta é planejar hoje para poder prosperar amanhã”, destacou Bebel em sua apresentação, traçando um panorama sobre os diversos ciclos econômicos e políticos brasileiros, lembrando de que forma moldaram a trajetória do país.
A Diretora do Consórcio Araucária – empresa com 45 anos e que tem uma história de resiliência e prosperidade – explicou aos presentes sobre o funcionamento dos diversos tipos de Previdência, destacando a pública (por meio do INSS); os fundos abertos de instituições financeiras (o PGBL e o VGBL) e os fundos fechados, que têm uma gestão financeira especializada.
Construção patrimonial
“O consórcio imobiliário tem sido apontado como uma opção viável para quem deseja adquirir um imóvel de maneira planejada e econômica, sem enfrentar os altos juros de um financiamento. Funciona de maneira semelhante a outros tipos de consórcios, mas é direcionado especificamente para a compra de casas, apartamentos, terrenos ou imóveis comerciais”, pontuou Bebel, reforçando a importância deste tipo de negócio para o planejamento financeiro.
Após a conceitualização, ela afirmou que o consórcio imobiliário assinado pelo Grupo Araucária apresenta um dos melhores índices de contemplatividade do mercado, além da solidez financeira e de um controle rigoroso dos índices de retenção. “Integrar um consórcio é uma estratégia inteligente para adquirir bens de forma organizada e sem comprometer as finanças. Ele oferece uma maneira disciplinada e acessível de aumentar o patrimônio com taxa reduzida de administração”, disse. “Ainda por cima, o consórcio desenvolve o hábito da poupança, diversifica investimentos, proporciona estabilidade e a possibilidade da moradia para quem não tem a casa própria”, concluiu.
Planejamento financeiro
“Quando falamos de estratégia previdenciária, o produto mais indicado é o consórcio imobiliário. Mas por que? Porque o imóvel, historicamente, tende a se valorizar mais que a inflação e permite o planejamento financeiro ideal e de alavancagem patrimonial”, opinou Aldo Eric Pinto.
Segundo ele, atualmente, um em cada dez brasileiros possui um consórcio. “O imobiliário é uma modalidade de compra colaborativa interessante, uma estratégia de aquisição que faz muita diferença. Uma opção de formar um patrimônio, gerar uma renda como, por exemplo, com aluguel do imóvel”, ponderou.
Para o especialista, o consórcio imobiliário veio para democratizar o crédito. “Um crédito acessível, autofinanciado, que o cliente administra e negocia a taxa. Uma diversificação financeira para a construção de um patrimônio”, concluiu.
Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.