• Agenda
  • Arbitac
  • Atendimento ao Consumidor
  • LGPD
  • Notícias
  • Imprensa
  • Instituto do Barão
  • Sobre a ACP
  • Produtos e Serviços
  • Blog
  • Área do Associado
  • 2ª Via Boleto
  • Busca
  • Torne-se Sócio
CLIQUE AQUI E ASSOCIE-SE
ÁREA DO ASSOCIADO
Login:
Senha:

Notícias

Voltar para todas as postagens

<
Ir para a última postagem >

Registro de inadimplentes avança 3,5% em novembro

12 de dez de 2012 | Escrito por ACP

Acumulado nos últimos 12 meses teve elevação de 5,3%. Recuperação de crédito registrou alta de 14,5% para o mesmo período.

Dados com abrangência nacional da Boa Vista Serviços, representada no Paraná pela Associação Comercial do Paraná (ACP), indicam que a quantidade de novos registros de inadimplentes aumentou 3,5% em novembro – variação mensal desconsiderando os efeitos sazonais.

Nos 12 meses encerrados em novembro houve avanço de 5,3%, comparado aos 12 meses findos em novembro de 2011. O indicador mantém a desaceleração do ritmo de crescimento no médio/longo prazo. Quando comparado a novembro de 2011, por exemplo, averígua-se uma variação negativa de 0,6%.

Os resultados dos últimos meses sugerem que as melhorias nas condições do crédito na economia, influenciadas pela queda da taxa básica de juros e spreads bancários, e o aumento da população com vínculo empregatício ao longo de 2012, estão colaborando com a desaceleração do crescimento do número de inadimplentes. Neste sentido, projeções feitas pela Boa Vista Serviços indicam que 2012 acumulará uma variação de 4,4% contra 2011.

O valor médio das dívidas incluídas em novembro foi de R$ 1.162, valor 0,2% maior que o observado em outubro após ajustes pela sazonalidade e inflação.

Recuperação de crédito:

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes – cresceu 1,9% em relação a outubro, descontados os efeitos sazonais. O indicador apresenta tendência de crescimento, acumulando nos últimos 12 meses 14,5%, mais exclusões do que nos dos 12 anteriores.

É esperada a manutenção da tendência de crescimento do indicador em 2012 frente ao ano anterior, porém de forma mais tênue. Estimativas da Boa Vista Serviços indicam uma variação acumulada em 2012 de 13%, quando comparado a 2011.

O indicador que considera apenas a recuperação de crédito no varejo apresentou elevação de 1,7% frente a outubro após ajuste sazonal, com destaque para a região Sudeste que expandiu 3,0%. O acumulado dos últimos 12 meses comparado ao dos 12 anteriores mostra um crescimento de 19,6% no indicador nacional. Comparando-se a novembro de 2011, a expansão é de 7,9%.

Galeria de Imagens

Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.

VER ACERVO
  • Institucional
  • História
  • Diretoria
  • Conselhos
  • Documentos
  • Notícias
  • Galeria de Imagens
  • Revista do Comércio
  • PRODUTOS E SERVIÇOS
  • Análise de Crédito
  • Negativação e Cobrança
  • Inteligência de Mercado
  • Cadastro Positivo
  • Valida ID
  • Arbitac
  • Locação de Espaços
  • Benefícios
  • Unimed Saúde
  • Myrp | Sistema de Gestão
  • Redução Energia
  • VR Benefícios
  • Certificado Digital
  • Meios de Pagamento
  • Seguro de Vida Empresarial

ASSOCIE-SE

SOLICITAÇÃO DE CANCELAMENTO

TRABALHE CONOSCO

CONTATO

ÁREA DO COLABORADOR

Rua XV de Novembro, 621
Curitiba
CEP: 80020-310

(41) 3320-2929

© Copyright Associação Comercial do Paraná - Todos os direitos reservados

Certificado e desenvolvido por Explay Web Agency

Utilizamos cookies, em conjunto com nossos parceiros, para aprimorar sua navegação em nosso site. Isso inclui analisar a audiência e o desempenho, exibir publicidade e conteúdo personalizados (inclusive com base na sua localização), e facilitar sua interação com nossas redes sociais.
Você tem total controle sobre suas preferências! Acesse a seção "gerenciar os cookies" em nosso site para personalizar suas escolhas a qualquer momento.
Para informações detalhadas sobre como seus dados são utilizados, consulte nosso Aviso de Privacidade
OkPolítica de privacidade