ACP | Associação Comercial do Paraná

Secretária de Educação faz palestra na ACP

A secretária de Educação de Curitiba, Maria Sílvia Bacila, foi a convidada da reunião desta quinta-feira, 09/05, do Conselho de Ação para Sustentabilidade Empresarial (Casem), da Associação Comercial do Paraná. O tema da reunião foi: “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Educação”, tendo o coordenador do Casem, Norman de Paula Arruda Filho, feito a abertura e depois a secretária Maria Sílvia Bacila falado sobre o tema “Sustentabilidade e Inovação”.

Norman destacou que o desenvolvimento sustentável passa necessariamente pela educação, que é preciso que a sociedade tenha participação no tema e que a prefeitura de Curitiba já trabalha no planejamento para cumprir as 17 metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na Educação, estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) para serem alcançados até 2030. “É estarrecedor saber que um boletim da ONU constatou que o mundo já perdeu cerca de um milhão de espécies animais e vegetais. Para quem quer atingir as 17 metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável é algo inconcebível”, disse Arruda.

Em seguida a secretária Maria Sílvia Bacila agradeceu o convite e disse que é importante conversar sobre educação com empresários. Ela destacou que a maior parte das pessoas não conhece o que é feito na educação pública. “Temos uma equipe que está atenta 24 horas por dia para resolver os problemas que por ventura surgirem. A educação é o 4º tema dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e ela precisa ser inclusiva, equitativa e de qualidade, sendo que a qualidade deve ser a prioridade”, disse Maria Silvia. A secretária destacou várias ações desenvolvidas pela Secretaria e finalizou destacando que hoje Curitiba tem apenas 23 escolas municipais com ensino de uma língua estrangeira, mas que todas as escolas municipais vão ensinar inglês, espanhol ou italiano em curto espaço de tempo.

Ao final da reunião, o presidente da ACP, Gláucio Geara e o coordenador do Casem, Norman de Paula Arruda Filho, entregaram um certificado à secretária Maria Sílvia Bacila, homenageando-a pela palestra dada na sede da ACP.