Comando da Segurança Pública reúne-se na ACP com Consegs de todo o Paraná
29 de jul de 2021 | Escrito por ACP
O secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Rômulo Marinho Soares, esteve na noite desta segunda-feira 26/07 na ACP para uma reunião com representantes de Consegs de todo o estado. O secretário apresentou um breve relato das ações de sua secretaria e os projetos que serão desenvolvidos nos próximos meses. Todo o comando da Polícia Militar também esteve presente, tendo à frente o comandante geral Hudson Leôncio Teixeira.
Rômulo Marinho disse que o governo está dando toda atenção e prioridade aos investimentos na área de segurança pública. “Queremos ouvir a sociedade para corrigir o que pode e deve ser corrigido. As instituições do estado existem para ouvir e servir a sociedade”. Ele informou que o estado tem registrado reduções expressivas nos índices da violência urbana nos últimos anos, com menos crimes patrimoniais, menos roubos e furtos e mais operações ostensivas, com destaque para os investimentos na frota e a integração com as outras forças de segurança. Entre as unidades prisionais recentemente entregues ou ampliadas e as previstas para o próximo ano, serão cinco mil novas vagas em penitenciárias no Paraná, reduzindo substancialmente o déficit na área. E até 2023 o contingente da PM será acrescido de mais três mil policiais.
Conforme define a Coordenação Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança, os Consegs são “entidades de apoio às forças policiais e guardas municipais. Representam grupos de pessoas de uma mesma comunidade que se reúnem para discutir, planejar, analisar e acompanhar as soluções de seus problemas, os quais refletem na segurança e qualidade de vida local. São meios de estreitar a relação entre comunidade e polícia, e fazer com que estas cooperem entre si”.
Dentre sus finalidades, destacam-se: integrar a comunidade com as autoridades policiais, cooperando com as ações e estratégias integradas de segurança pública, que resultem na melhoria da qualidade de vida da população e dos órgãos de segurança; propor às autoridades policiais e públicas locais as definições de prioridades; articular junto à comunidade a prevenção e a solução de problemas ambientais e sociais; colaborar para a interação das unidades policiais, com vistas ao saneamento dos problemas comunitários.
Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.