Encontro aborda os desafios do varejo para atrair o novo consumidor
26 de out de 2023 | Escrito por ACP
Nesta quarta-feira (25), a Associação Comercial do Paraná – ACP foi palco do workshop empresarial “Marketing 3.0”, que trouxe diferentes visões e reflexões sobre os desafios do varejo perante o consumidor nos dias atuais. O evento foi promovido em conjunto com o Grupo RIC e a agência Opus Múltipla.
O tema reuniu quatro especialistas da área de comunicação e varejo: Rodrigo Rodrigues, vice-presidente de Planejamento da OpusMúltipla, um dos maiores grupos brasileiros da comunicação integrada de marketing; Cassio Luciw, coordenador comercial de digital do Grupo Ric; Bruno Pacheco, fundador e CEO da Zedia, empresa especializada em mídia contextual e publicidade programática na TV e parceira da Ric na solução RICtv Conectada; e o vice-presidente de Comunicação da ACP, Daniel Filla, que também é diretor Latam da AdPolice.
O bate-papo girou em torno das inovações do futuro nas áreas de comunicação e tecnologia, abordando o comportamento do consumidor, a TV conectada e as tendências digitais do varejo. Rodrigues destacou a ACP como o local ideal para falar sobre o assunto e abordou as especificidades das novas gerações: “o novo consumidor busca pela valorização de experiências e personalização, ele quer se sentir único. Essa expectativa foi criada no atendimento on-line e, hoje, as lojas físicas também precisam se adaptar”, disse, lembrando que esse público, principalmente a geração Z, precisa de orientação e foca em adquirir produtos ou serviços de empresas que estejam comprometidas com fatores como consciência social e o meio ambiente.
Falando no ambiente virtual, a questão da segurança de marcas é um dos pontos mais preocupantes para os empresários que vendem on-line. Por isso, o Vice-Presidente da ACP, Daniel Filla, ressaltou que cliques indevidos em marcas são um problema real e necessitam de atenção por meio de estratégias como a da AdPolice: “algumas marcas, pela sua própria imagem positiva perante o cliente, atraem a atenção de concorrentes que podem vir a utilizar a sua nomenclatura de forma inadequada”, alertou. Para se ter uma ideia, apenas no ano passado o Google removeu 3 bilhões de anúncios neste sentido. “Em ataques como este, em média, uma empresa perde 41% de cliques de sua própria marca, o que gera uma importante queda de receita”, pontou Filla.
O publicitário Cassio Luciw, que atua na área de Digital do Grupo Ric, observou que a comunicação também evoluiu em ferramentas e modelos para enfrentar essas mudanças. A mídia para o novo cenário do varejo é multiplataforma, personalizada e apoiada em inovações tecnológicas como a TV conectada. Quem também trouxe este exemplo ao encontro foi o Fundador e CEO da Zedia, Bruno Pacheco: “A TV conectada é hoje uma experiência publicitária altamente mensurável, trazendo clareza para ajudar varejistas e empresas de serviços a extrair resultados e o Grupo Ric é pioneiro nessa tecnologia no Paraná”, disse.
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