“O Paraná precisa de representação presente”, afirma Alexandre Curi em encontro na ACP
21 de set de 2026 | Escrito por Tobias Dietterle
A Associação Comercial do Paraná (ACP) recebeu, nesta segunda-feira (21.09), o candidato ao Senado pelo Republicanos, Alexandre Curi, para uma conversa sobre os desafios do Paraná e o papel que pretende exercer no Congresso Nacional. Durante o encontro, Curi assinou o Termo de Compromisso proposto pela entidade, elaborado a partir do plano de diretrizes para o desenvolvimento econômico do Estado.
Na abertura da reunião, o presidente da ACP, Paulo Mourão, destacou o momento político como uma oportunidade para discutir caminhos para o desenvolvimento do Paraná e reforçou a importância do diálogo com candidatos comprometidos com as demandas do setor produtivo. “É necessário o entendimento com candidatos que compreendam as necessidades do setor produtivo e estejam comprometidos com o desenvolvimento do Paraná e do Brasil. A força do Paraná está também na capacidade de avançar a partir do que já foi construído, sem interromper iniciativas que apresentam resultados”, disse.
Coordenador do Conselho Político e Socioeconômico e de Desenvolvimento Econômico da ACP, Henrique Domakoski falou sobre a importância da escolha dos representantes do Estado no Senado diante dos desafios econômicos e institucionais enfrentados pelo país. “Precisamos de pessoas que tenham compromisso com o Estado e possam defender os seus interesses em Brasília, contribuindo para reduzir impactos e construir um legado. A ACP é uma entidade plural e que o diálogo com diferentes candidaturas faz parte de sua atuação institucional”.
Senado com atuação voltada ao Estado
Durante sua apresentação, Curi destacou o papel do Senado na análise de temas que terão impacto direto sobre estados, municípios e setores da economia. Afirmou que “o Senado terá um papel muito importante nos próximos anos. Precisamos discutir o funcionamento das instituições, estabelecer regras claras e fortalecer o equilíbrio entre os Poderes”. Entre as atribuições que considera prioritárias estão a participação nas discussões sobre a regulamentação da reforma tributária, a análise de indicações para tribunais superiores e o debate sobre a autonomia de estados e municípios.
Na agenda econômica, o candidato ao Senado destacou a infraestrutura como uma das principais condições para que o Paraná continue acompanhando o crescimento da produção e da economia. Entre as prioridades apresentadas estão investimentos na Ferroeste, nos portos de Paranaguá e Antonina, nas rodovias e na infraestrutura aeroportuária. “Precisamos continuar investindo em infraestrutura para acompanhar o crescimento do Paraná. O Estado produz, arrecada e precisa ter condições de transformar essa capacidade em investimentos que cheguem às diferentes regiões”, pontuou.
Saúde e cooperativismo
Na área da saúde, Curi destacou a necessidade de ampliar os recursos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecer hospitais do interior e instituições filantrópicas e discutir a defasagem dos valores pagos pela Tabela SUS. “O financiamento insuficiente pressiona a rede de atendimento e compromete a capacidade de funcionamento das instituições”, observou.
O candidato também colocou a regulamentação da reforma tributária entre os temas que pretende acompanhar no Senado. Sua preocupação está nos possíveis efeitos das novas regras sobre o setor produtivo paranaense, especialmente sobre o cooperativismo. A regulamentação deve considerar as características do modelo cooperativo e evitar impactos que possam reduzir sua capacidade de geração de empregos, renda e desenvolvimento regional.
“O Paraná tem uma economia fortemente ligada ao cooperativismo. A regulamentação da reforma tributária precisa preservar esse modelo e garantir segurança para quem produz e gera empregos”, acentuou.
Segurança, diálogo e representação
A segurança pública também esteve entre os temas abordados. Curi defendeu o fortalecimento do combate ao crime organizado e ao tráfico de drogas e afirmou que o Senado terá participação importante nas discussões sobre mudanças na legislação penal, incluindo o debate sobre a maioridade penal.
Ao tratar da atuação parlamentar, o candidato ressaltou a necessidade de diálogo entre diferentes posições políticas para que projetos de interesse dos estados avancem no Congresso. “Independentemente das diferenças políticas, precisamos conversar e buscar aquilo que é melhor para o Paraná. O senador deve defender o seu Estado, dialogar com governadores e prefeitos e trabalhar para trazer recursos e projetos”, disse.
Curi também falou sobre sua trajetória na Assembleia Legislativa do Paraná, onde exerce o sexto mandato como deputado estadual e atualmente ocupa a presidência da Casa. Segundo ele, a experiência de percorrer diferentes regiões do Estado e ouvir demandas dos municípios deve orientar sua atuação caso seja eleito para o Senado.
Afirmou que pretende levar para Brasília uma atuação baseada na presença, no diálogo e na defesa de projetos concretos para o Paraná. “Não se trata de vaidade ou de um projeto pessoal. Quero apresentar propostas viáveis e representar o Paraná com responsabilidade, colocando o Estado em primeiro lugar”, finalizou.
Acesse a live completa clicando no link!
Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.