ACP homenageia Julieta Reis como “Mãe do Ano”
18 de maio de 2021 | Escrito por ACP
A ex-vereadora Julieta Reis foi homenageada com o prêmio “Mãe do Ano 2021” pelo Conselho da Mulher Empresária da ACP. A homenagem é realizada anualmente a mães que, “além de se tornarem exemplos na criação de seus filhos, possuem um histórico de relevância perante o desenvolvimento do Paraná”. O Conselho da Mulher Empresária é coordenado por Albanir Fracaro.
Nascida em Curitiba, Julieta Maria Braga Côrtes Fialho dos Reis é filha de João Antonio Braga Côrtes e Esther Salomon Braga Côrtes e a mais velha de cinco irmãos. É mãe de três filhos: Rodrigo, Tatiana e Roberto, avó de três netos: Yan, Luiza e João Pedro e foi casada com o engenheiro José Amorim Fialho dos Reis, já falecido. De certa forma, também é mãe dos artesãos de Curitiba, sempre defendendo a classe.
Estudou no grupo Professor Cleto, no colégio Nossa Senhora de Sion e depois na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Fez estágio no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde aperfeiçoou conhecimentos na área artística, principalmente nas artes plásticas, aprendendo técnicas e estudando História da Arte com grandes mestres nacionais.
Começou a trabalhar na Prefeitura de Curitiba em 1974, na Diretoria de Relações Públicas e Promoções. Nesta época, o prefeito Jaime Lerner iniciava sua transformação de Curitiba para a cidade criativa e inovadora, implantando o calçadão da rua XV, a Casa Romário Martins, o Teatro Paiol e diante dessa efervescência cultural, foi criada a Fundação Cultural de Curitiba, para onde Julieta foi transferida.
Lá, participou do grupo que implantou o Centro de Criatividade de Curitiba, o Bonde da Rua XV, a Pintura Infantil da rua XV, Pintura de Tapumes. Na Coordenação de Artes Plásticas e depois na coordenação e implantação da Feira de Artesanato de Curitiba do setor histórico, fez um projeto da administração para transformar, revitalizar e movimentar o setor histórico da cidade. No início, foi criada uma feira de Antiguidades, Selos e Moedas, sendo que o ideal era implantar uma feira de Arte, com muita exigência na seleção dos trabalhos e esse início reuniu um grupo dos melhores artesãos de Curitiba. A partir do projeto de revitalização do setor histórico, a Feira do Artesanato foi se transformando no maior ponto de encontro da cidade aos domingos pela manhã.
Na área da gastronomia étnica, foram implantadas feiras noturnas e gastronômicas. Na manutenção da herança de nossos antepassados, grupos da terceira idade também são incentivados.
Após seis mandatos consecutivos como vereadora de Curitiba, Julieta Reis continua trabalhando pela população da cidade e por seu pleno desenvolvimento.
O seu lema é: “A Arte e a Criatividade direcionadas ao ofício são um caminho para o desenvolvimento”.
Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.