Curitibano deve gastar, em média, R$ 239 neste Dia dos Pais
23 de jul de 2026 | Escrito por Tobias Dietterle
O comércio de Curitiba tem boas perspectivas para o Dia dos Pais de 2026. Pesquisa realizada pela Associação Comercial do Paraná (ACP), em parceria com a Datacenso Pesquisa e Inteligência de Mercado, revela que 52% dos consumidores curitibanos pretendem comprar presentes para a data, enquanto o ticket médio previsto é de R$ 239,19 por presente. Foram ouvidos 120 comerciantes e 202 consumidores de Curitiba, entre 15 e 18 de julho, com grau de confiança de 95%.
O levantamento também mostra que o setor trabalha com expectativa de estabilidade nas vendas em relação ao ano passado. Entre os comerciantes entrevistados, 40% acreditam que o movimento será semelhante ao de 2025, 29% esperam crescimento e 25% projetam queda, resultando em uma expectativa média de expansão de 1% no volume de vendas.
Mesmo diante de um cenário econômico que inspira cautela, a pesquisa demonstra que a tradição de homenagear os pais permanece forte entre os curitibanos. Dos consumidores que pretendem presentear, 74% afirmam que o presente será destinado ao próprio pai, reforçando o caráter afetivo da data.
A celebração também deve movimentar o setor de alimentação. A principal forma de comemoração será o tradicional almoço ou jantar em família realizado em casa, opção escolhida por 67% dos entrevistados. Outros 17% pretendem celebrar em restaurantes.
Entre os presentes mais procurados, as roupas lideram com folga, sendo citadas por 47% dos consumidores. Em seguida aparecem perfumes e cosméticos (27%), calçados (12%) e acessórios (12%), confirmando a preferência por itens tradicionais para a data. A pesquisa revela ainda um consumidor cada vez mais planejado. Oito em cada dez entrevistados afirmam pesquisar preços antes de efetuar a compra. Os sites das próprias lojas são o principal canal de consulta (61%), seguidos pelas lojas físicas (42%), marketplaces (21%) e redes sociais (18%).
O comportamento também se reflete na forma de pagamento: o Pix consolida sua liderança, sendo a opção escolhida por 37% dos consumidores, à frente do cartão de débito (21%), cartão de crédito parcelado (18%) e cartão de crédito à vista (17%).
Na escolha do local de compra, o comércio eletrônico aparece na liderança individual, com 34% das intenções, mas os estabelecimentos físicos seguem bastante competitivos. As lojas de rua concentram 28% das preferências e os shoppings, 26%, evidenciando que a experiência presencial continua relevante para o consumidor curitibano. Quando perguntados sobre os fatores mais importantes na escolha da loja, os consumidores apontaram a qualidade dos produtos (61%) como principal diferencial, seguida por preços competitivos (36%), promoções (27%) e qualidade do atendimento (27%).
Do lado do varejo, as estratégias digitais seguem dominando as ações promocionais. Três em cada quatro comerciantes (75%) afirmam que as redes sociais são o principal canal para impulsionar as vendas, enquanto 46% apostam no WhatsApp como ferramenta de relacionamento com os clientes.
A pesquisa também mostra um cenário de confiança moderada entre os empresários. Embora 61% se declarem esperançosos em relação ao desempenho dos próprios negócios nos próximos meses, o sentimento em relação à economia brasileira permanece marcado pela preocupação, compartilhada por 61% dos comerciantes e por 47% dos consumidores.
“O Dia dos Pais deve manter sua relevância para o comércio curitibano. O consumidor continua disposto a presentear, porém adota um comportamento mais racional, pesquisando preços, comparando ofertas e priorizando produtos com melhor relação entre qualidade e custo-benefício. Para o varejo, o cenário reforça a importância de investir em boas estratégias de comunicação, atendimento e competitividade para transformar intenção de compra em vendas efetivas”, resume o Presidente da ACP, Paulo Mourão.

Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.