Movimento do comércio cresce em maio
10 de jul de 2023 | Escrito por ACP
Um estudo do Boa Vista, uma das principais empresas de Inteligência Analítica e Bureau de Crédito do país, sócia da Associação Comercial do Paraná – ACP e administradora do SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito, apontou que no acumulado dos últimos 12 meses o comércio voltou a acelerar e agora registra crescimento de 1,3%.
O indicador antecedente, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo território nacional, avançou 0,4% entre os meses de abril e maio de 2023 na comparação dos dados dessazonalizados. Na mesma série de dados foi observada uma retração de 0,4% no trimestre móvel findo em maio em comparação ao período de dezembro do ano passado a fevereiro deste ano.
“Como esperado, a tendência de desaceleração no crescimento do indicador foi revertida, até que rápido, e isso corrobora a ideia de que essa curva vai apresentar uma dinâmica bem diferente daquela observada no ano passado, oscilando, sim, mas sem cruzar a linha da estabilidade. Ainda há um desequilíbrio no setor, os segmentos menos dependentes do crédito, de produtos mais básicos, são os que estão sustentando os dados positivos até aqui e isso decorre de uma melhora na renda e de uma inflação menor e mais benigna em termos de composição. Já os segmentos que dependem mais do crédito podem vir a mostrar melhores resultados à medida que o cenário de juros básicos se aproxima de um novo ciclo”, explicou o economista da Boa Vista, Flávio Calife.
Ainda de acordo com o levantamento, a série de dados originais do indicador aponta uma alta de 1,2% na comparação interanual e na análise de longo prazo, medida pela variação acumulada em 12 meses, o crescimento voltou a acelerar, passando de 1,0% em abril para 1,3% na última aferição. O mesmo movimento ocorreu no resultado do acumulado em 2023, que agora registra crescimento de 0,8% contra o mesmo período do ano passado.
“Quando o mercado se recompõe e cresce, mesmo que seja pouco, é positivo e segue sendo muito é importante que o comerciante e o empresário estejam sempre atentos às boas práticas e a métodos de atendimento para melhorar a carteira de clientes. Além de ser manter atento e preocupado com a inovação e tudo que ele possa desenvolver para desenvolver seu negócio”, disse o presidente da ACP, Antonio Gilberto Deggerone.
Metodologia
O indicador Movimento do Comércio é elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista por empresas do setor varejista. As séries têm como base a média de 2011 = 100, e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.
Galeria de Imagens
Confira a nossa galeria exclusiva de eventos e datas importantes para a ACP.